A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), possui 412 escolas nas regiões de rios, planalto e urbana, onde 63 mil alunos são atendidos. Este ano, as escolas do município se preparam para que os alunos sejam submetidos a duas importantes provas: Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema Paraense de Avaliação (SISPAE). Para impulsionar a rede, será realizado um dia 'D', na quarta-feira, 1º, no auditório da SEMED. A programação será voltada para gestores e pedagogos.
O SAEB é um conjunto de avaliações externas em larga escala realizadas no Brasil para diagnosticar a qualidade da educação básica e os níveis de aprendizagem dos alunos por meio de testes (Língua Portuguesa e Matemática) e questionários contextuais, aplicados a cada dois anos. O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o público-alvo são estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. A aplicação dos testes e questionários ocorrerá no período de 20 a 31 de outubro.
Já o Sispae avalia o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática para monitorar e melhorar a qualidade do ensino. Através de avaliações em larga escala que gera indicadores que subsidiam a formulação de políticas educacionais e implementação de ações pedagógicas no Estado. O resultado dessas avaliações é usado para fazer um diagnóstico na educação do Pará, o público-alvo são estudantes do 2º, 4º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental. A aplicação será nos dias 3 e 4 de novembro.
Sugestão de entrevistados
- Nilton Araujo, Secretário Municipal de Educação
- Pedagogos e gestores presentes no evento