1. Página Inicial
  2. Pautas
  3. 7ª edição da colheita da soja do Baixo Amazonas
Categoria: Agricultura e Pesca

7ª edição da colheita da soja do Baixo Amazonas

Luan Rodrigues
Luan Rodrigues
Publicado em - Atualizado
Data de Início: 12/04/2025
Data de Término: 12/04/2025
Horário: 08:00:00
Local: Fazenda Tipizal
Endereço: PA 370 – Km 24 / Comunidade Tipizal
Celular: 93 99168-0988 - Luan Rodrigues - Ascom/Semap

A abertura oficial da 7ª edição da colheita da soja do Baixo Amazonas que celebra o plantio do grão na região metropolitana de Santarém, ocorre neste sábado, 12, a partir das 8h, na Fazenda Tipizal, localizada na Comunidade Tipizal PA 370 – Km 24. O tradicional evento do setor agropecuário contará com a presença de autoridades do governo do estado, de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, além de produtores, empresas parceiras e universidades.

O evento destaca o trabalho dos agricultores na produção de grãos. Ele é uma realização do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan), produtores, órgãos ligados à produção rural, além da iniciativa privada e instituições de fomento ao crédito. Esta é a sétima vez que os produtores dos três municípios reúnem-se para celebrar o início da colheita, concretizando os bons resultados de mais uma temporada agrícola na região.

De acordo com o Sirsan, atualmente, o oeste paraense tem 130 mil hectares de área plantada em três municípios: Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Este ano, a categoria comemora o aumento de 5% da produção na região em relação ao ano passado, com 5 mil hectares de plantio. Crescimento tímido devido ao baixo preço das commodities nas últimas safras.

Ainda segundo o Sirsan, a previsão de faturamento da soja na região em 2025 será de quase 1 bilhão de reais, valor estimado em R$ 904.800.000,00, considerando o preço médio da soja que é de R$ 120 por saca . Expectativa de 58 sacas por hectare de produtividade.

A agricultura representa quase 40% do Produto Interno Bruto (PIB) local. O produto é a maior safra produzida na região e tem influência diretamente na economia das cidades, sobretudo no segundo semestre.

Para festejar a conquista, o ato simbólico contará ainda com o tradicional almoço festivo, palestra e a colheita de grãos.

Programação

8h – Recepção

9h – Palestra: “Soja e Sustentabilidade: como a Regularização Ambiental impacta a produção na Amazônia”

10h – Palestra: “Anomalia da Soja”

11h – Solenidade Oficial de Abertura

12 – Almoço

13h30 às 14h – Colheita de grãos

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.