Dando continuidade ao fortalecimento das políticas públicas de produção, abastecimento e segurança alimentar em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) credenciará, na manhã desta sexta-feira, 24, a primeira agroindústria de óleos vegetais com o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A iniciativa visa incentivar a economia local e qualificar a produção, garantindo saúde pública.
A agroindústria denominada Samaúma Produtos Naturais, a partir da entrega do selo municipal, estará habilitada para fabricação e comercialização de óleos vegetais refinados, exceto óleo de milho. O estabelecimento localizado na comunidade Samaúma, Km 39 da Santarém Curuá-Una tem como propósito verticalizar a cadeia de produtos amazônicos e fomentar a indústria farmacêutica e de cosméticos.
A cerimônia ocorrerá no auditório do Theatro Victória, às 10h e terá a presença do prefeito de Santarém Nélio Aguiar; do secretário da Semap Bruno Costa; vereadores; representantes da agroindústria, além de parceiros.
Atualmente, 43 estabelecimentos possuem o selo municipal. Desses, 30 são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e 13 no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009.
A Prefeitura de Santarém instituiu o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) através da Lei nº 18.333 de 14 de dezembro de 2009. Desde então, a normativa regula a obrigatoriedade da prévia inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis no município. O serviço é de caráter permanente e realizado exclusivamente por médicos veterinários e agentes de inspeção capacitados e comprometidos com a saúde pública.
Sugestão de entrevistados
Nélio Aguiar - Prefeito de Santarém
Bruno Costa - Secretário de Agricultura e Pesca
Adamor Marques – responsável pela agroindústria