1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Retrospectiva 2024: CTA realiza mais 40 mil testes rápidos em Santarém e consolida papel na prevenção e tratamento de IST's
Retrospectiva 2024: CTA realiza mais 40 mil testes rápidos em Santarém e consolida papel na  prevenção e tratamento de IST's Autor: Ascom Semsa

Retrospectiva 2024: CTA realiza mais 40 mil testes rápidos em Santarém e consolida papel na prevenção e tratamento de IST's

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
De janeiro a novembro de 2024, foram detectados 252 novos casos de HIV, além de 55 de Hepatite B, 36 de Hepatite C e 535 de sífilis.

O Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial de Especialidades (CTA/SAE) de Santarém encerrou 2024 com números expressivos em suas atividades. Foram realizados 42.489 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, detectando 252 novos casos de HIV, além de 55 de Hepatite B, 36 de Hepatite C e 535 de sífilis. O serviço, que é referência no atendimento de IST's para 20 municípios do Oeste do Pará, também, promoveu 60 ações extramuros, 10 campanhas pontuais e distribuiu mais de 118 mil preservativos, consolidando seu papel na prevenção, diagnóstico e tratamento dessas infecções.

 

 

"Estamos muito felizes com o trabalho realizado ao longo de 2024 e com os resultados que alcançamos. O CTA/SAE tem cumprido seu papel na prevenção, diagnóstico e tratamento das IST's, além de promover a conscientização sobre a importância da testagem regular. Conhecer o próprio sorológico é essencial para a saúde, pois, ao detectar infecções como HIV, sífilis e hepatites virais de forma precoce, é possível iniciar o tratamento rapidamente, garantindo melhor qualidade de vida e prevenindo a transmissão. A testagem contínua é um passo fundamental para proteger a saúde individual e coletiva, e todos devem manter seus exames em dia”, pontua a coordenadora do CTA, Ana Ferreira. 

 

Desde a implantação do laboratório de Biologia Molecular, em 2019, o CTA/SAE registrou avanços significativos no diagnóstico das infecções. Exames de Carga Viral, CD4 e PCR para Hepatites B e C, antes enviados ao Lacen e com resultados que levavam até 60 dias, agora são processados em apenas 1h30, agilizando o início dos tratamentos e beneficiando pacientes de toda a região.

 

Ao longo de seus 25 anos de atuação, o serviço já registrou um total de 3.804 casos de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) até novembro de 2024, demonstrando a crescente demanda por atendimento especializado.

 

Crescimento de casos

 

Em comparação com 2023, houve um aumento de 4,2% nos casos de HIV detectados. Esse crescimento, segundo especialistas do serviço, reflete tanto casos previamente existentes que não haviam sido diagnosticados quanto a ampliação das ações de testagem, intensificadas após a redução na procura durante a pandemia de COVID-19.

 

 

Neste mês, o CTA/SAE está promovendo o Dezembro Vermelho, com o tema Educação é poder – informar para transformar. Durante a campanha, serão realizadas atividades de prevenção e conscientização, incluindo a distribuição de materiais educativos, orientações sobre HIV/AIDS e hepatites virais, além de testagens rápidas. O principal objetivo é aumentar a conscientização sobre as IST's, incentivar o diagnóstico precoce e, assim, contribuir para a redução da transmissão. Como resultado, espera-se um aumento no número de diagnósticos dessas infecções.

 

Impacto regional e descentralização do atendimento

 

Embora Santarém continue sendo o principal centro de referência, a descentralização do atendimento para municípios como Oriximiná (2020), Alenquer (2022) e Óbidos (2023) foi um marco importante. Pacientes dessas localidades passaram a ter acesso a diagnóstico e tratamento em seus municípios de origem, enquanto o CTA/SAE de Santarém mantém o suporte para exames de biologia molecular, recebendo amostras semanalmente.

 

Uma equipe comprometida e multidisciplinar

 

O CTA/SAE conta com uma equipe composta por infectologistas, assistentes sociais, bioquímicos, farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais capacitados, que atuam de forma integrada para garantir atendimento humanizado e eficaz.

 

 

Apesar dos avanços, os números de casos evidenciam que a luta contra as IST's ainda é um desafio. Em 2024, o CTA/SAE reafirmou sua relevância como referência em saúde na região, com ações que vão além do diagnóstico e tratamento, promovendo prevenção, educação em saúde e conscientização para salvar vidas e transformar realidades no Oeste do Pará.

 

Sobre o CTA: oferta diagnóstico com testes rápidos, insumos de prevenção e o tratamento para HIV, Sífilis e as Hepatites Virais B e C. Além de atender as solicitações do Sipat, universidades, escolas e solicitações de outros órgãos públicos com palestras educativas, acolhimentos e orientações.

 

 

O equipamento atende toda a região Oeste do Pará por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. O CTA está localizado na Av. Barão do Rio Branco, 860 - Bairro Santa Clara.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.