O Centro de Testagem e Aconselhamento em HIV/AIDS (CTA/SAE) de Santarém, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, deu início à campanha Educação é poder – informar para transformar, em alusão ao Dezembro Vermelho. Durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades de prevenção e conscientização, como a distribuição de insumos, materiais educativos, orientações sobre HIV/AIDS e hepatites virais e testagens rápidas.
O principal objetivo da campanha é promover a conscientização sobre as formas de prevenção da infecção pelo HIV, destacando a importância da educação como ferramenta de transformação social. A programação foca, especialmente, nos jovens e adultos entre 15 e 34 anos, faixa etária mais afetada atualmente, além de atender trabalhadores que enfrentam dificuldades para acessar serviços de saúde devido à rotina laboral.
Com a crescente preocupação em relação ao aumento de casos e acidentes ocupacionais, a campanha busca romper barreiras no acesso à informação e aos insumos de proteção.
"Queremos levar conhecimento e oferecer oportunidades de testagem para aqueles que, muitas vezes, vivem em situações de risco devido à falta de acesso contínuo à educação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV/AIDS e hepatites virais”, explica a coordenação do CTA, Ana Ferreira.
A campanha será realizada no CTA, com atendimentos ao longo do mês, e em Unidades Básicas de Saúde (UBS's), onde cada unidade promoverá seu Dia D de testagens rápidas, orientações e distribuição de insumos. Além disso, empresas e órgãos públicos poderão solicitar atendimentos, ampliando o alcance das ações.
Sobre o Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a prevenção e o tratamento precoce da AIDS e outras IST's. Instituída pelo Ministério da Saúde, a campanha reforça a importância do diagnóstico precoce, especialmente no Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro. O laço vermelho, símbolo da luta contra a doença, representa solidariedade e compromisso com a causa.