1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Retrospectiva 2024: Cerest e VISAT realizam mais de 1.400 ações voltadas à saúde do trabalhador
Retrospectiva 2024: Cerest e VISAT realizam mais de 1.400 ações voltadas à saúde do trabalhador Autor: Ascom Semsa

Retrospectiva 2024: Cerest e VISAT realizam mais de 1.400 ações voltadas à saúde do trabalhador

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Inspeções, capacitações, visitas técnicas e busca ativa de notificações de acidentes de trabalho estão entre os principais procedimentos.

Com uma atuação conjunta voltada à saúde e segurança do trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) registraram, entre janeiro e novembro de 2024, um total de 1.447 ações, incluindo inspeções, capacitações, visitas técnicas e busca ativa de notificações de acidentes de trabalho. Os órgãos são gerenciados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Cerest e VISAT atuam com ações em prol da saúde do trabalhador. Foto: Ascom Semsa.
Cerest e VISAT atuam com ações em prol da saúde do trabalhador. Foto: Ascom Semsa.

 

A VISAT intensificou suas atividades, realizando 36 inspeções sanitárias em ambientes de trabalho e promovendo 480 buscas ativas para notificação de acidentes. Foram registradas 433 fichas de notificação de acidentes de trabalho no Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), ferramenta essencial para a análise e planejamento das ações de saúde do trabalhador.

 

__________

 

A Vigilância também ofereceu 16 capacitações, com 165 participantes, sobre prevenção de acidentes e preenchimento de fichas de acidentes regulamentares, assegurando maior conhecimento e preparo dos profissionais da saúde e trabalhadores.

__________

 

 

O Boletim de Produção Ambulatorial (BPA) tem sido um instrumento-chave para a gestão da saúde do trabalhador, permitindo um acompanhamento mais preciso dos agravos à saúde e das condições de trabalho.

 

Leia também

 

Em 2024, a modalidade individualizada do BPA (BPA-I) foi fundamental para o mapeamento de padrões de adoecimento ocupacional, além de contribuir para a formulação de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador.

 

O coordenador da VISAT, Henrique Moura, destacou que a divisão especializada de vigilância em saúde do trabalhador, em operação desde julho de 2024, tem se dedicado ao fluxo de notificações e mapeamento de acidentes de trabalho.

 

“A VISAT possui seu próprio CNES e registra sua produção mensal no BPA, garantindo o lançamento das fichas de notificação mesmo aos finais de semana, por meio de escalas de sobreaviso, para atender às exigências do Ministério da Saúde. Além disso, oferecemos capacitações para unidades sentinelas notificadoras, como o hospital municipal, UPA e PSM, abordando temas como ‘Preenchimento de fichas de notificação por acidente de trabalho’ e ‘Acidentes de trabalho por exposição a materiais biológicos’, em parceria com o Cerest. Nas UBSs, estamos promovendo treinamentos sobre ‘Preenchimento de ficha de notificação por acidente de trabalho’ e ‘Segurança no trabalho com base na NR 32’, em colaboração com o SESMT, HMS, PSM e UPA”.

 

Órgãos promovem iniciativas para suporte técnico e psicológico aos trabalhadores. Foto: Ascom Semsa.
Órgãos promovem iniciativas para suporte técnico e psicológico aos trabalhadores. Foto: Ascom Semsa.

 

Simultaneamente, o Cerest teve um papel essencial, expandindo suas ações não apenas em Santarém, mas em 20 municípios da região, incluindo Alenquer, Óbidos, Monte Alegre, Novo Progresso e Itaituba. Ao longo de 2024, foram realizadas 9 inspeções em locais de trabalho, 3 palestras educativas e 3 capacitações sobre protocolos de saúde do trabalhador, alcançando diretamente 372 pessoas. 

 

Além disso, a instituição promoveu 4 eventos de conscientização e prestou suporte técnico e psicológico a 10 trabalhadores, reforçando a rede de proteção à saúde no ambiente de trabalho.

 

As parcerias do Cerest com o Ministério Público do Trabalho também se destacaram em 2024, com inspeções realizadas em locais de risco, contribuindo para a criação de ambientes laborais mais seguros. Outra importante ação foi o apoio oferecido a unidades de saúde municipais, com visitas técnicas a Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. 

 

Campanhas de mobilização são promovidas. Foto: Ascom Semsa.
Campanhas de mobilização são promovidas. Foto: Ascom Semsa.

 

Esse suporte garantiu um atendimento especializado a trabalhadores vítimas de acidentes e fortaleceu a integração das políticas de saúde ocupacional nos municípios da região.

 

“Ao longo de 2024, a combinação de esforços entre o Cerest e a Vigilância em Saúde do Trabalhador consolidou a rede de proteção à saúde ocupacional em Santarém e municípios vizinhos. Com ações preventivas, educativas e de monitoramento, a cidade se consolidou como um polo de referência na área, com foco em melhorar as condições laborais e proteger a saúde e a qualidade de vida de seus trabalhadores”, pontua a titular da Semsa, Joyci Nobre. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.