1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Retrospectiva 2024: "Time cuidador de Pele do HMS" previne amputações e promove recuperações
Retrospectiva 2024: "Time cuidador de Pele do HMS" previne amputações e promove recuperações Autor: Ascom HMS/PSM.

Retrospectiva 2024: "Time cuidador de Pele do HMS" previne amputações e promove recuperações

Ândria Almeida
Publicado em - Atualizado
Mais de 60 pacientes já foram atendidos pelo serviço entre maio e novembro deste ano.

Desde abril deste ano, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) conta com uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento de feridas complexas, o "Time Cuidador de Pele". Desde sua formação, o serviço já atendeu mais de 60 pacientes.

 

Serviço especializado atua desde maio desde ano. Foto: Ascom HMS/PSM.
Serviço especializado atua desde abril desde ano. Foto: Ascom HMS/PSM.

 

O Time tomou posse durante a Semana da Enfermagem do HMS, em maio deste ano, reúnindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e um médico vascular.

__________

A equipe é dedicada em promover os cuidados de pacientes com lesões por pressão, complicações em membros diabéticos,  casos com risco de amputação e lesão por pressão. 

__________

 

Os profissionais atuam com foco na prevenção de amputações e na recuperação de feridas graves, sempre priorizando a preservação da integridade física dos pacientes.

O trabalho integrado desses profissionais tem sido essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas.

 

Henricky MIranda é um dos atendidos. Foto: Ascom HMS/PSM.
Hericky Miranda é um dos atendidos. Foto: Ascom HMS/PSM.

 

Entre os casos de sucesso, destaca-se o de Hericky Miranda. Após sofrer um grave acidente, Hericky teve dilaceração no braço, com perda significativa de tecido mole e duas fraturas – uma no cotovelo e outra no quadril.

Ele chegou ao HMS com o osso do braço expostos e sob alto risco de amputação, passando por 42 dias de internação.

 

Leia também:

 

"Cheguei aqui praticamente sem nenhum tecido no braço, o osso estava todo exposto. Estava tão ruim que eu até cheguei a pesquisar sobre uso de prótese. Sou imensamente grato a essa equipe que cuidou de mim diariamente, não me deixou desanimar. Agora, estou tendo alta médica e vou continuar meu tratamento em casa. Posso dizer que recuperei meu braço", relatou.

A coordenadora do time cuidador de pele, enfermeira Silvia Almeida, ressaltou a importância do trabalho conjunto e do empenho de cada membro da equipe.

"Cada paciente que atendemos traz uma história de luta e superação. Nosso foco é garantir a melhor recuperação possível, evitando amputações e tratando feridas complexas com competência técnica, promovendo a recuperação e a desospitalização desses pacientes".

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.