1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Idosos do grupo Hiperdia da UBS Nova República participam de terapia comunitária
Idosos do grupo Hiperdia da UBS Nova República participam de terapia comunitária Autor: Ascom Semsa

Idosos do grupo Hiperdia da UBS Nova República participam de terapia comunitária

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Ação integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS

Na manhã desta sexta-feira (4), idosos do grupo Hiperdia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova República participaram de uma atividade especial voltada ao bem-estar e à saúde mental: a terapia comunitária. A iniciativa integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e foi conduzida pela educadora e arteterapeuta Jacqueline França.

 

 

A atividade foi planejada para estimular o autoconhecimento, a autorresponsabilidade no cuidado com a saúde e o equilíbrio emocional. Além de fortalecer os laços entre os participantes, a prática contribui para a redução do estresse e da ansiedade.

A educadora e arteterapeuta Jacqueline França destacou a importância de espaços de escuta e acolhimento para a promoção da saúde mental na terceira idade.

“A terapia comunitária, realizada em formato de roda de conversa, favorece a escuta e o compartilhamento de sentimentos que, muitas vezes, adoecem em silêncio. Além disso, costumo incluir atividades lúdicas, como danças, que eles adoram. Essa ação está alinhada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Após os relatos, quando necessário, divulgamos e movimentamos a Rede de Serviços, encaminhando os pacientes para atendimento especializado.”

 

 

Jacqueline também explicou que o projeto contempla não apenas os usuários, mas também os profissionais de saúde.

“Hoje à tarde, vamos realizar uma terapia com os Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de cuidar de quem cuida. A proposta é humanizar o serviço, qualificando e motivando os profissionais.”

 

 

Segundo ela, está em andamento um projeto para a implantação de seis práticas integrativas no município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

“As práticas previstas são: terapia comunitária, arteterapia, shantala, fitoterapia, danças circulares e auriculoterapia. Todas visam ampliar o cuidado em saúde de forma mais integral e humanizada.”

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.