1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Mutirão em Santarém impulsiona regularização ambiental e beneficia agricultores familiares
Mutirão em Santarém impulsiona regularização ambiental e beneficia agricultores familiares Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Mutirão em Santarém impulsiona regularização ambiental e beneficia agricultores familiares

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
Ação conjunta valida Cadastros Ambientais Rurais e inscreve produtores no Projeto Floresta+ Amazônia, promovendo conservação e desenvolvimento sustentável.

Nesta terça-feira, 18, Santarém sediou um mutirão de atendimento voltado para agricultores familiares, com o objetivo de analisar e validar Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e inscrever produtores no Projeto Floresta+ Amazônia. A iniciativa, realizada no Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, contou com a parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).

Hernan Barrantes, técnico de Gestão de Meio Ambiente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), ressaltou a importância do programa Regulariza Pará no apoio à regularização ambiental.

“Nós estamos com mais uma edição do mutirão de análise e validação do CAR. Temos quase 117 cadastros validados que já passaram pelo processo de análise e cerca de 500 cadastros potenciais para regularização ambiental. Por isso estamos aqui, para atender ao público da agricultura familiar, identificar pendências, tirar dúvidas e auxiliar todo o processo”, comentou.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, também esteve presente na abertura da ação, representando o prefeito Zé Maria Tapajós, e enfatizou os impactos positivos do mutirão na agricultura familiar e o fortalecimento da produção sustentável.

“O apoio que esse programa tem dado aos nossos agricultores é muito importante. O mutirão hoje representa então um avanço significativo na regularização ambiental e no fortalecimento da agricultura familiar em Santarém”, disse.

Uma das beneficiadas pela ação foi a agricultora Ana Paula Oliveira que, após 20 anos, conseguiu regularizar seu Cadastro Ambiental Rural. Para ela, a conquista representa novas oportunidades e mais tranquilidade para produzir.

“Eu estou muito feliz! O atendimento aqui foi maravilhoso e super rápido. Pra mim, ter esse cadastro significa muita coisa. Quando você mora no interior, você depende daquela terra para trabalhar e criar nossos filhos. Ter o documento regularizado é muito importante pra gente”, disse.

Vânia Portela, secretária municipal de Meio Ambiente, destacou ainda a importância da aderência ao projeto Floresta + Amazõnia.

“O Projeto Floresta+ Amazônia é uma oportunidade essencial para fortalecer a preservação ambiental e, ao mesmo tempo, garantir benefícios diretos aos agricultores familiares. Com a regularização do CAR, o pequeno agricultor consegue ter acessos a esse incentivo financeiro para manter a sua área de vegetação nativa em pé”, disse.

Os agricultores que participaram da ação puderam esclarecer dúvidas e realizar a sua inscrição no Projeto Floresta+ Amazônia, que está com edital aberto para agricultores familiares que possuem propriedades de até quatro módulos fiscais e desejam aderir ao mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A ação visa promover a conservação ambiental, a recuperação de áreas degradadas e o desenvolvimento sustentável na região.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.