3. Governo e Administração
  4. Prefeito Nélio recebe presidente Lula em inauguração de Infovia e pede curso de medicina para Ufopa
Prefeito Nélio recebe presidente Lula em inauguração de Infovia e pede curso de medicina para Ufopa Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Solicitação do gestor santareno está sendo analisada em conjunto pelos Ministérios da Educação e da Saúde.

Por Alailson Muniz

O prefeito Nélio Aguiar recebeu o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em Santarém, na manhã desta segunda-feira, 7. Na ocasião, Lula inaugurou a Infovia 01, que vai ligar Santarém a Manaus (AM), levando conectividade para cerca de 3 milhões de brasileiros na Amazônia. Na oportunidade, o prefeito Nélio, em sua fala, pediu ao presidente a implantação do curso de Medicina na Ufopa.

"Seja bem-vindo presidente Lula, o senhor sempre será bem recebido em Santarém. Aproveito o momento e a presença dos ministros da Saúde e Educação, para solicitar a implantação do curso de Medicina na Ufopa”, disse o gestor, na cerimônia ocorrida no Campus Tapajós da Ufopa, no bairro do Salé.

Prefeito Nélio desejou boas-vindas à Lula e reforçou pedido por curso de Medicina na Ufopa.

O presidente Lula discursou e comentou sobre o pedido do prefeito. “É importante que coloquemos o curso de medicina em Santarém”, disse.

Lula disse que a infovia vai levar o estado até as pessoas que precisam na Amazônia.

Lula: "Infovia vai levar o estado até as pessoas que precisam na Amazônia".

"Na Amazônia, mora gente que quer preservar a floresta e quer se desenvolver também com ajuda dela. Vocês conhecem a realidade dos indígenas e das comunidades ribeirinhas.  Criei o Brasil sorridente para que o dentista vá até onde esse povo carente está e precisa. Não quero que uma pessoa pegue uma canoa e reme 24 horas para chegar até uma cidade, eu quero que nossos profissionais cheguem  até essas pessoas. Quero mais hospitais como esse [Abaré] que faça até microcirurgias", discursou Lula.

O ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre o pedido do prefeito, informando que seu ministério fará de tudo para que o curso de medicina seja implantando na Ufopa.

Ministro da Educação, Camilo Santana, garantiu os esforços do Governo Federal para implantação do curso.

A ministra da Saúde, Nisia Trindade Lima , disse que o pedido do prefeito Nélio será avaliado em conjunto com o ministério da educação. “Já temos estudos em andamento", adiantou.

Nísia Trindade, ministra da Saúde: "Educação e Saúde analisam a viabilidade".

O governador do Pará, Helder Barbalho, presente à solenidade, afirmou que a Infovia é fundamental para uma região que almeja desenvolvimento.

Helder Barbalho: "Fortalecimento da educação não é possível sem conectividade".

"O fortalecimento da educação não é possível sem conectividade, que também é necessária para levar saúde para os povos indígenas e comunidades ribeirinhas, para que sua população não precise sair de suas terras e sim que o serviço vá até eles", lembrou Helder.

O presidente Lula, também, visitou o barco hospital Abaré, que realiza atendimento nas regiões ribeirinhas do Tapajós e Arapiuns por meio de uma parceria entre Ufopa, Projeto Saúde e Alegria e Prefeitura de Santarém.

Presidente visitou as instalações do Abaré.

A cerimônia também contou com o ministro das Cidades Jader Filho, das comunicações Juscelino Filho, do deputado federal Henderson Pinto, entre outras autoridades.

"É uma honra Santarém receber o presidente e vamos esperar que a Infovia melhore os serviços que chegam até a população, dentre os quais os de educação e saúde que já realizamos inclusive por meio dos Abarés e do Ailton Barros e nossas UBS nas comunidades", finalizou Nélio Aguiar.

Acompanharam o prefeito Nélio , a primeira dama e secretária de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, os secretários municipais Emir Aguiar (Governo), João Paiva (Meio Ambiente), Vânia Portela (Habitação e Regularização Fundiária), Irlaine Figueira (Saúde), Daniel Simões (Infraestrutura), Jean Murilo (Urbanismo e Serviços Públicos), Maria José Maia (Educação), Sandra Santana (Portos e Transportes Aquaviários), Alberto Portela (Mobilidade e Trânsito), além de coordenadores e procuradores.

Infovia inaugurada

A Infovia 01 faz parte do Programa Norte Conectado e está ligando Santarém (PA) a Manaus (AM) por meio de 1,1 km de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos. Esta Infovia também leva conectividade para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas. O Programa conta, no total, com oito Infovias que irão atender 59 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

No mesmo local, o presidente realizou uma visita ao Navio Hospital Escola Abaré que realiza atendimento clínico e odontológico em comunidades ribeirinhas do rio Tapajós. O navio terá um Ponto de Inclusão Digital (PID) com cinco computadores doados pelo Ministério das Comunicações (MCom) para a capacitação digital dos moradores das comunidades.