1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Governo e Administração
  4. Prefeito Nélio Aguiar sanciona lei que concede isenção tributária aos beneficiários de programas habitacionais
Prefeito Nélio Aguiar sanciona lei que concede isenção tributária aos beneficiários de programas habitacionais Autor: Arquivo - Agência Santarém

Prefeito Nélio Aguiar sanciona lei que concede isenção tributária aos beneficiários de programas habitacionais

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Entre os principais pontos está a isenção sobre o pagamento do IPTU, nos cinco primeiros anos.

O prefeito Nélio Aguiar sancionou a Lei nº 22.060 de 08 de janeiro de 2024 que concede isenção tributária aos beneficiários dos programas de habitação de interesse social. A isenção é concedida aos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida e aos programas habitacionais a ele vinculados, de acordo com a Lei Federal nº 14.620, de 13 de julho de 2023, artigo 6º, §11, incisos I e III.

Esses beneficiários estão isentos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis - ITBI, da transferência do imóvel pelo empreendedor para o Fundo de Arrendamento Residencial - FAR e deste para o beneficiário do imóvel construído; Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, relativo ao imóvel objeto do empreendimento enquadrado ao Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV; Taxa de Licença para Localização e Funcionamento de Estabelecimentos – Alvará, de que trata o art. 140, I, da Lei Complementar nº 013, de 2022, que institui o Código Tributário do Município; Taxa de Licença para Execução de Obras, demolições e reforma, especificamente no que se refere aos itens “07 – Habite-se, por unidade habitacional” e “08, Habite-se, por unidade comercial, industrial ou de serviços”, de que trata o Anexo VII da Lei Complementar nº 013, de 2022, que institui o Código Tributário do Município. 

Outro ponto importante é que a Lei garante isenção sobre o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU, nos cinco primeiros anos, após o beneficiário receber o imóvel. 

"Esta é uma importante contribuição aos beneficiários de programas habitacionais. É importante lembrar que esta lei é reflexo do processo de austeridade e responsabilidade fiscal do município. Tenho certeza que vai ajudar muitas famílias", destacou o prefeito Nélio.

A comprovação para fins da isenção prevista nesta Lei se dá mediante citação desta no contrato de compra e venda firmado entre a Instituição Financeira e o beneficiário ou informação em campo específico no arquivo de registro eletrônico junto ao Cartório de Registro de Imóveis - CRI competente.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.