3. Governo e Administração
  4. Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é lançado em Santarém
Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia é lançado em Santarém Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Prefeito Nélio recebeu autoridades nacionais e internacionais

Santarém sediou nesta quarta-feira, 2, o evento “ONU e Amazônia: parceria para o Desenvolvimento Sustentável”, realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. A programação incluiu o lançamento nacional do Fundo Brasil-ONU para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, parceria entre o Sistema das Nações Unidas, governo federal e governos estaduais da região, por meio do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal Brasileira, entidade presidida pelo governador Helder Barbalho.

O prefeito Nélio Aguiar compôs a mesa de autoridades ao lado de Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, dos governadores Wilson Lima (Amazonas), Clécio Luís (Amapa), Antonio Denarium (Roraima), deputado federal Henderson Pinto  e da vice diretora geral da ONU, Amina Mohammed.

A floresta e as pessoas que vivem nela foram os personagens principais dos debates. "Merecem viver uma vida digna. Sabemos dos muitos desafios para que isso aconteça, só que esses desafios não são resultados das ações de quem mora na Amazônia. Na verdade, eles enfrentam as consequências do que as pessoas ao redor do mundo fizeram em nome do desenvolvimento. Isso não é justo, e precisa ser corrigido", disse Amina Mohammed.

Para o governador Helder, o momento é preparatório, em que a convocação global chega para a Amazônia, para debater os desafios ambientais. “Mas, também para nos ouvir, para conhecer as realidades sociais, os desafios da construção de um modelo de desenvolvimento sustentável que possa ser inclusivo. E isso em consonância com a elaboração de soluções que permitam ao povo da floresta, os amazônidas, todos nós que aqui vivemos, ter uma vida melhor, com sustentabilidade. O desafio é fazer chegar a cada rincão da Amazônia as ações do governo brasileiro, cuidar das comunidades locais e promover um desenvolvimento a partir do compromissado ambiental que todos devemos exercer", disse Helder Barbalho.

O prefeito Nélio Aguiar destacou a importânia de Santarém receber o evento internacional. “É com imensa honra e gratidão que recebemos aqui um evento tão significativo para o futuro de nossa Amazônia e do nosso planeta como um todo. É uma oportunidade ímpar para debatermos a preservação de nossa floresta e, ao mesmo tempo, a atenção e os investimentos necessários para desenvolvermos a região de forma sustentável, protegendo o meio ambiente e, acima de tudo, as pessoas que aqui vivem”, disse o prefeito.

O chefe do executivo municipal destacou a importância de falar sobre floresta e pessoas. “A Amazônia é um tesouro inestimável, com suas exuberantes florestas e sua imensa biodiversidade. Mas é importante lembrarmos que além de floresta, a Amazônia é um lar para mais de 30 milhões de habitantes e centenas de cidades vibrantes. Essa região rica em cultura e diversidade abriga uma população que anseia por oportunidades, progresso e qualidade de vida. Portanto, é nosso dever como sociedade e como líderes traçar um caminho de desenvolvimento que proteja tanto a floresta quanto as pessoas que nela vivem”, observou Nélio.

O prefeito esteve acompanhado da primeira dama Celsa Brito, dos secretários municipais Emir Aguiar (Governo), Ronan Liberal Jr. (Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia), Alaércio Cardoso (Turismo), Alberto Portela (Trânsito), João Paiva (Meio Ambiente) e Paula Piazza (PGM).

O evento contou ainda com a participação de autoridades do governo federal, dos governos dos estados amazônicos, de órgãos diplomáticos, organismos internacionais, sociedade civil e do setor privado.

Fundo Brasil-ONU - O Fundo Multi-doadores das Nações Unidas para o desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é resultado da parceria entre a ONU e o Consórcio da Amazônia Legal, firmada no começo de 2021. Com lançamento das operações previsto para este ano, o Fundo vai financiar propostas de promoção para o desenvolvimento humano e econômico da região Amazônica, em harmonia com os ecossistemas naturais.

O mecanismo vai beneficiar os grupos populacionais mais vulneráveis da região com ações de geração de alternativas econômicas sustentáveis, de proteção de seus meios e modos de vida e de garantia de sua segurança física, sanitária, energética, climática e alimentar.