3. Governo e Administração
  4. Excelência em Gestão: Prefeitura obtém nota máxima na alimentação da plataforma ‘MEG-Tr’ do Governo Federal
Excelência em Gestão: Prefeitura obtém nota máxima na alimentação da plataforma ‘MEG-Tr’ do Governo Federal Autor: Rony Aires/Ccom

Alailson Muniz
No Pará, apenas quatro municípios conseguiram a pontuação máxima

A Prefeitura de Santarém obteve a pontuação Bronze 4, que é a nota máxima, na alimentação da plataforma Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, denominado MEG-Tr, do Governo Federal. O prazo final para a entrega do processo terminou ontem, 30. No Pará, apenas quatro municípios conseguiram a pontuação máxima: além de Santarém, Redenção, Marabá e Paragominas.

“Para garantir a boa prática de execução dos recursos das transferências voluntárias da União, o governo federal criou o MEG-Tr, que abrange todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta que atuam nas transferências voluntárias de recursos da União. Todos os municípios devem aderir à iniciativa, que visa contribuir para o aumento da maturidade de gestão e governança dos órgãos que operam recursos federais. É um instrumento de gestão constituído de um conjunto de metas e ações estabelecidas a partir do processo de avaliação da gestão da organização,” explica Cláudia Panosso, técnica da Semdec que auxilia a alimentação da plataforma.

Em Santarém, o prefeito Nélio Aguiar instituiu por meio de decreto municipal a Comissão de Gestão em Excelência, que tem como presidente o secretário de Administração e Governo, Emir Aguiar, e Coordenadora, a técnica Mara Palma, também é composta por técnicos de várias secretarias municipais coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec).

“A gestão municipal coordenada pelo prefeito Nélio Aguiar tem esse propósito de primar pela gestão eficiente, organizada e de excelência. A organização da máquina pública e a efetivação do cumprimento de prazos e obrigação garantem prestigio do município junto aos governos federal e estadual. O resultado e a manutenção do repasse de recursos públicos e a porta aberta para conseguirmos mais para projetos futuros. Nesse sentido, o trabalho de nossos técnicos é de fundamental importância. No MEG-Tr não foi diferente. Cumprimos os prazos e as metas”, disse Emir Aguiar.

O MEG-Tr é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor. O MEG-Tr está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

O uso do MEG-Tr permite que órgãos e entidades públicos possam atuar na implantação de ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão, oportunizando o conhecimento das práticas, os resultados atuais e seu alinhamento aos requisitos do MEG-Tr.

Isso permite agregar valor às oportunidades de melhoria identificadas, bem como incrementar e inovar nos pontos fortes, ambos identificados em cada processo de avaliação da gestão. A manutenção cíclica do processo de avaliação assegura que os resultados da gestão se mantenham ao longo do tempo e se tornem efetivos.

Fortalecimento da governança

Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento

Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações

Promoção da cooperação interna