3. Governo e Administração
  4. Distribuição justa e equitativa de recursos para promover um desenvolvimento equilibrado e inclusivo na Amazônia, defende Nélio Aguiar
Distribuição justa e equitativa de recursos para promover um desenvolvimento equilibrado e inclusivo na Amazônia, defende Nélio Aguiar Autor: Agência Santarém

Alailson Muniz
Significa buscar um equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais

O "Custo Amazônia" ou "Fator Amazônia" busca reconhecer que o desenvolvimento sustentável da Amazônia requer investimentos e políticas públicas específicas que levem em conta suas particularidades e contribuam para conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental e o respeito às comunidades locais.

A defesa do tema foi realizada pelo prefeito Nélio Aguiar, ontem, 25, e hoje, 26, durante o “I Encontro De Lideranças Políticas da Amazônia Brasileira: Equidade no fator amazônico para o desenvolvimento, fortalecimento e sustentabilidade da região”, realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, pela Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará – FAMEP e Associação dos Municípios das Rodovias Transamazônica, Santarém/Cuiabá e Região Oeste do Pará – AMUT, com o apoio da Prefeitura de Santarém. O evento encerrou hoje, 26.

O ‘Custo Amazônia’ ou ‘Fator Amazônia’ refere-se a uma discussão sobre os custos adicionais que são necessários para promover o desenvolvimento e a preservação ambiental na região amazônica. Devido à vastidão e à complexidade da Amazônia, suas características únicas apresentam desafios específicos que exigem investimentos e políticas públicas adequadas. Esses custos adicionais estão relacionados a uma série de fatores, como a grande extensão territorial da região, a diversidade ambiental, a necessidade de proteção de ecossistemas sensíveis e a presença de comunidades tradicionais que dependem dos recursos naturais para sua subsistência.

“Como prefeito de Santarém e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), tenho testemunhado de perto os desafios e as oportunidades que se apresentam em nossa Amazônia. Nossa região é singular, com sua imensa biodiversidade, suas riquezas naturais e sua diversidade cultural. No entanto, também enfrentamos grandes dilemas, como a pressão sobre os recursos naturais, falta de recursos para investimentos e as desigualdades sociais”, disse Nélio Aguiar.

O deputado Henderson Pinto, que também participou do evento, defendeu um compromisso conjunto das lideranças referente ao tema. “Diante desse cenário, é imperativo que assumamos um compromisso conjunto em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Isso significa buscar um equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais. Não podemos mais pensar em desenvolvimento sem considerar os impactos sobre o meio ambiente e sobre as pessoas que habitam esta terra”, disse Henderson Pinto.

A equidade no fator amazônico implica reconhecer e valorizar os conhecimentos tradicionais das populações locais, promover políticas públicas inclusivas e participativas, e fomentar ações que contribuam para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. “Devemos garantir que todas as pessoas que vivem na Amazônia tenham acesso aos mesmos direitos e oportunidades, independentemente de sua origem, condição social ou local de residência”, defendeu Nélio Aguiar.

O evento serviu de palco para compartilhar experiências, debater ideias e traçar estratégias conjuntas para enfrentar os desafios que se colocam diante do tema. “Vamos aproveitar este momento para construir pontes, estabelecer parcerias e fortalecer o diálogo entre os diversos atores envolvidos no processo de desenvolvimento da Amazônia”, finalizou o prefeito de Santarém, que também é presidente da Famep.

O Encontro teve ainda exposição de artesanato, apresentações culturais, como carimbó e o espetáculo da Filarmônica Prof. José Agostinho.