3. Governo e Administração
  4. Defesa Civil encerrou 2022 com ajuda humanitária a mais de 18 mil ribeirinhos afetados pela cheia dos rios Tapajós e Amazonas
Defesa Civil encerrou 2022 com ajuda humanitária a mais de 18 mil ribeirinhos afetados pela cheia dos rios Tapajós e Amazonas Autor: Agência Santarém

Samuel Alvarenga
Trabalho do órgão permitiu auxílio direto às famílias prejudicadas pelas inundações
Ajuda humanitária da Defesa Civil aos ribeirinhos.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), realizou  402 ações entre vistorias, visitas e doações de donativos no ano de 2022. Além das atividades desenvolvidas na sede do município, a Defesa Civil participou e atuou diretamente no Decreto de Situação de Emergência n° 508/2022 que justificou a necessidade de atendimento a 18.120 pessoas atingidas diretamente pelas cheias dos Rios Tapajós e Amazonas em 65 comunidades nas regiões do: Aritapera, Tapará, Ituqui, Lago Grande, Urucurituba, Arapixuna, além do Distrito de Alter do Chão e comunidade de Ponta de Pedras.

Técnicos da Defesa Civil realizaram visitas técnicas às comunidades atingidas para verificar a situação dos comunitários.

Representantes da Prefeitura, Darlison Maia e Emir Aguiar, em reunião com famílias.

"Foi um período difícil, porque tivemos mais de quatro mil desalojados e outras 13 mil pessoas afetadas diretamente pelas cheias dos rios. O nível do Rio Tapajós chegou a alcançar 7,10 metros no final de março e o nível do Rio Amazonas alcançou 7,20 m", argumenta o coordenador Municipal de Defesa Civil, Darlison Maia.

Durante o período de vigência do decreto, a Defesa Civil distribuiu 3.524 cestas básicas, doadas pelo Governo do Estado, 7.048 kits de limpeza e de higiene higiene pessoal doados pelo Governo Federal. Ao final das ações, foram beneficiadas diretamente 3.624 desalojados e 18.120 pessoas diretamente atingidas pelas cheias dos rios.

Cadastramento de famílias atingidos pela enchente.

Após a assinatura do decreto, foi possivel estabelecer maior celeridade às ações humanitárias.

"O inverno amazônico está cada vez mais forte, mas desde o primeiro ano do nosso mandato, em 2017, estamos trabalhando em várias frentes para enfrentar e minimizar seus impactos. Um dos trabalhos foi o decreto de situação de emergência para conseguir essa necessária ajuda humanitária às famílias atingidas pelas cheias e enxurradas. Continuamos atentos para atender a nossa população", disse o prefeito Nélio Aguiar.

Mais de 10 mil kits de alimentos foram distribuídos.