Durante a manhã, de terça-feira, 18, na Escola Tiago Xisto de Aragão, no Lago Grande, professores participaram de palestras sobre Educação Fiscal.
Com o tema “Possibilidades e desafios na sala de aula: como desenvolver ações de Educação Fiscal”, a programação faz parte de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Finanças (Sefin) e do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef).
A coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamim, explicou sobre a abertura dos trabalhos. “Estamos por uma demanda do grupo municipal, com a realização de todas de conversas, com educadores da região de rios, planalto, incluindo Alter do Chão. Nossa tratativa é mostrar aos professores a possiblidade de desenvolverem projetos relacionados à educação fiscal”, destacou.
A Secretária de Finança e Coordenadora do Gmef/SAN, Josilene Pinto, explica que projetos voltados para educação fiscal, fundamentam-se pela necessidade de conscientização da sociedade sobre a estrutura e o funcionamento da administração pública, da aplicação dos recursos públicos. “Através de ações pedagógicas voltada para a formação do educando, o Grupo Municipal de Educação Fiscal desenvolve formações para os professores, considerando a reflexão sobre práticas sociais e a participação do educando no processo de construção da cidadania e de consciência de seus direitos e deveres como cidadão”, ressaltou.
As palestras continuam nos seguintes locais:
Dia: 19/02
Hora: 14h
Local: Escola Rosilda Wanghon
Tema: Possibilidades e e desafios na sala de aula: como desenvolver ações de Educação Fiscal
Dia: 20/02
Hora: 14h
Local: Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bermeguy
Tema: Educação Fiscal e Cidadania: possibilidades e desafios na sala de aula
Dia: 21/02
Hora: 9h
Local: Escola Indígena Borari Prof. Antônio de Sousa Pedroso
Tema: Possibilidades e desafios na sala de aula: como desenvolver ações de Educação Fiscal