3. Finanças
  4. Ações do Finanças na Comunidade chegam ao bairro do Maicá
Ações do Finanças na Comunidade chegam ao bairro do Maicá Autor: Divulgação Sefin

Ações do Finanças na Comunidade chegam ao bairro do Maicá

Dannie Oliveira
Iniciativa descentralizada da Sefin vem beneficiando moradores de várias localidades de Santarém.

Moradores da grande área do Maicá, na Zona Leste de Santarém, participaram na noite do dia 29, no Cemei José Simão dos Reis, das ações do Finanças na Comunidade. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), visa informar a população em geral sobre a importância dos tributos na vida das pessoas, com foco especial na Taxa de Coleta de Lixo e do IPTU.

A Taxa de Coleta de Lixo é um tributo municipal cobrado pela prestação efetiva dos serviços de coleta de lixo nas áreas urbanas. O objetivo é arrecadar fundos para cobrir as despesas desse serviço essencial, considerado vital para a saúde pública. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto municipal que incide sobre propriedades urbanas, tendo como base a propriedade, domínio útil ou posse do imóvel. Os recursos do IPTU são direcionados para investimentos em saúde, educação, infraestrutura urbana, rural, sinalização de trânsito, saneamento e outras políticas públicas em benefício da população.

Tanto a taxa da coleta de lixo quanto o IPTU são contribuições de suma importância para a Prefeitura e, também, para o morador. A presidente da Associação de Moradores do bairro do Maicá, Marta Silva, destaca que a palestra foi uma oportunidade para a comunidade tirar suas dúvidas sobre os tributos.

"Tentamos explicar da nossa maneira sobre como funcionava a taxa da coleta de lixo e sobre o IPTU, mas não surtiu muito efeito. Quando falamos sobre a palestra, os comunitários se interessaram pelo assunto e aceitaram o convite. A palestra sanou as dúvidas e essa ação da Sefin aqui no bairro fez toda a diferença porque muitos moradores não conseguem se deslocar por conta da distância. Foi muito importante", enfatizou Marta Silva.

A ação no Maicá foi a segunda do Finanças na Comunidade que teve início no bairro do Mapiri. Além das palestras, os bairros participantes, também, contam com a atividade no dia posterior à explanação, de consulta e emissão de boletos da Taxa da Coleta de Lixo e IPTU, conforme ressaltou a secretária municipal de Finanças, Josilene Pinto.

"Essas ações descentralizadas são muito importantes. A população tem aceitado o nosso convite e participado das palestras. Nosso retorno tem sido positivo, o que é muito bom. Quando o contribuinte entende a finalidade da Taxa de Coleta de Lixo e do IPTU, ele se torna mais consciente e participativo".