Moradores da grande área do Maicá, na Zona Leste de Santarém, participaram na noite do dia 29, no Cemei José Simão dos Reis, das ações do Finanças na Comunidade. A iniciativa promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), visa informar a população em geral sobre a importância dos tributos na vida das pessoas, com foco especial na Taxa de Coleta de Lixo e do IPTU.
A Taxa de Coleta de Lixo é um tributo municipal cobrado pela prestação efetiva dos serviços de coleta de lixo nas áreas urbanas. O objetivo é arrecadar fundos para cobrir as despesas desse serviço essencial, considerado vital para a saúde pública. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto municipal que incide sobre propriedades urbanas, tendo como base a propriedade, domínio útil ou posse do imóvel. Os recursos do IPTU são direcionados para investimentos em saúde, educação, infraestrutura urbana, rural, sinalização de trânsito, saneamento e outras políticas públicas em benefício da população.
Tanto a taxa da coleta de lixo quanto o IPTU são contribuições de suma importância para a Prefeitura e, também, para o morador. A presidente da Associação de Moradores do bairro do Maicá, Marta Silva, destaca que a palestra foi uma oportunidade para a comunidade tirar suas dúvidas sobre os tributos.
"Tentamos explicar da nossa maneira sobre como funcionava a taxa da coleta de lixo e sobre o IPTU, mas não surtiu muito efeito. Quando falamos sobre a palestra, os comunitários se interessaram pelo assunto e aceitaram o convite. A palestra sanou as dúvidas e essa ação da Sefin aqui no bairro fez toda a diferença porque muitos moradores não conseguem se deslocar por conta da distância. Foi muito importante", enfatizou Marta Silva.
A ação no Maicá foi a segunda do Finanças na Comunidade que teve início no bairro do Mapiri. Além das palestras, os bairros participantes, também, contam com a atividade no dia posterior à explanação, de consulta e emissão de boletos da Taxa da Coleta de Lixo e IPTU, conforme ressaltou a secretária municipal de Finanças, Josilene Pinto.
"Essas ações descentralizadas são muito importantes. A população tem aceitado o nosso convite e participado das palestras. Nosso retorno tem sido positivo, o que é muito bom. Quando o contribuinte entende a finalidade da Taxa de Coleta de Lixo e do IPTU, ele se torna mais consciente e participativo".