3. Educação
  4. Com alimentos da agricultura familiar, atuação da Prefeitura de Santarém em fornecimento da alimentação escolar é destaque internacional
Com alimentos da agricultura familiar, atuação da Prefeitura de Santarém em fornecimento da alimentação escolar é destaque internacional Autor: Desconhecido

Alanda Matos
O sistema de distribuição e aquisição da Alimentação Escolar foi uma das experiências apresentadas em curso de alimentação a países da América Latina e Caribe

Autoria: Ronnie Dantas

O sistema de aquisição e distribuição da Alimentação Escolar foi uma das experiências apresentadas em curso de alimentação a países da América Latina e Caribe

O sistema de aquisição e distribuição da Alimentação Escolar para alunos da rede municipal de Santarém foi destaque no curso “Alimentação Escolar como Estratégia Educativa" apresentado para os países: Paraguai, Peru, Colômbia, Guatemala, República Dominicana e Equador. A atuação evidencia a implementação da agricultura familiar na merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que mesmo durante a pandemia continuou a ser fornecida aos alunos.

Em Santarém, somente no primeiro semestre de 2021, mesmo com as aulas remotas, a Prefeitura distribuiu mais de 65 mil kits para os alunos.

O curso é parte do projeto Consolidação dos Programas de Alimentação Escolar na América Latina e Caribe que é realizado pelo Programa de Cooperação Internacional Brasil - FAO, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

O objetivo geral do projeto é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas públicas de alimentação escolar em países da América Latina e Caribe, garantindo ainda o direito humano dos estudantes à uma alimentação adequada e saudável. O projeto tem ainda como intuito a promoção e o incentivo de hábitos alimentares na população estudantil e suas famílias por meio de ações de educação alimentar e nutricional, além de garantir o fomento do desenvolvimento sustentável da economia local com base em compras diretas por parte dos agricultores e agricultoras familiares e de suas organizações produtivas, como cooperativas e associações.

A coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Semed, Vanda Maia, salientou a felicidade com a publicação e destacou a importância de um trabalho constituído todos os dias do ano letivo através da agricultura familiar. “Quando todo esse trabalho é realizado com esses resultados positivos isso fortalece cada vez mais a gestão municipal no sentido de avançar com a inclusão de mais itens da agricultura familiar proporcionando um cardápio saudável e nutritivo aos nossos alunos, desta forma melhorando a qualidade de vida e o ensino aprendizagem”.

No curso, foi apresentando um vídeo sobre o sistema de aquisição e distribuição da Alimentação Escolar através da Agricultura Familiar. A coordenadora do curso de alimentação escolar, Flávia Schwartzman, ressaltou como ação concreta o modelo apresentado, sobretudo em tempos de pandemia.

O vídeo está disponível no link: