Autor: Ronnie Dantas
Como parte do calendário de planejamento do 1º semestre de 2021 o Grupo Gestão Nota 10 (GN10) da Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Prefeitura de Santarém promoveu na tarde de ontem (5), um encontro com os assessores das regiões de rios, planalto e cidade para partilhar experiências exitosas, apresentar o resultado do trabalho realizado e avaliar os dois primeiros bimestres do ano. O encontro ocorreu na Escola do Parque.
De acordo com a coordenadora do GN10, Crisolita Paranatinga, do universo de quase 63 mil alunos matriculados na rede de ensino, 1.215 alunos não realizaram as atividades remotas nesse primeiro semestre. Destes, 708 são da cidade, 443 da região de rios e 64 do planalto.
“Esse período foi gratificante porque as escolas tiveram contato direto com os pais e eles puderam perceber o nível de atividades que as crianças estão fazendo e o nosso desafio é começar o segundo semestre à procura dessas crianças, ligando, fazendo busca ativa para tentar trazê-las de volta pra escola já no segundo semestre”, disse a coordenadora do GN10.
A assessora de ensino da Semed, Jéssica Ninas, destacou a importância da reunião no encerramento do semestre.
“É importante porque a gente tem a possibilidade de analisar o trabalho que já foi realizado até agora,e que não é mais novidade, com a experiência do ano 2020 a gente chega em 2021 com o processo consolidado pra aperfeiçoar, priorizando o aprendizado, gerando o registro de frequência, pra que nossos alunos possam ser acompanhados de forma mais efetiva e pra gente analisar aquilo que foi possível realizar, quais são as experiências exitosas que nós tivemos e o que precisamos fazer pra melhorar o processo”, argumentou Jéssica.
Ainda conforme a assessora de ensino da Semed, uma das ações para melhorar a frequência é a busca ativa escolar, pois, segundo ela, mesmo com todo o trabalho realizado algumas famílias não deram o retorno esperado em relação às atividades.
“Nós ainda temos um quantitativo de alunos que precisa ser alcançado e estamos num processo de construção dessa busca ativa escolar, vamos tentar alcançar as famílias, trazer de volta esses alunos, pra que a partir do mês de agosto a gente consiga que todos estejam reunidos para as atividades que serão realizadas na modalidade que ficar definida para o segundo semestre”, finalizou a assessora.
Para a coordenadora escolar da zona urbana, Paula Jaqueline, as estratégias educacionais têm sido eficazes.
“Elas são de extrema importância porque nós avaliamos tanto no primeiro quanto no segundo semestre cada ação que foi desenvolvida e apesar de termos tido sucesso ainda temos muito que caminhar porque trazer o aluno pra escola, incentivar os pais a buscar as atividades não é tarefa fácil, mas graças a Deus, com a nossa equipe e toda estrutura da Secretaria a gente tem se empenhado e as estratégias de ensino têm sido eficazes pra se alcançar esse aluno que ainda está afastado da escola”, disse ela.
Entre as experiências exitosas citadas na reunião destaque para a várzea, que ganhou repercussão nacional com reportagem no programa Fantástico, da Rede Globo, e a da “Maleta Viajante”, na região do rio Tapajós, com destaque na imprensa local.
Nos próximos dias a Semed, por meio do Comitê Intersetorial de retorno às aulas,deverá decidir a modalidade de ensino que será adotada para o segundo semestre, se continuará com as atividades remotas ou se passará ao ensino híbrido.