3. Cultura
  4. Semana do Patrimônio debate vivências culturais e oferta oficinas gratuitas
Semana do Patrimônio debate vivências culturais e oferta oficinas gratuitas Autor: Desconhecido

Semana do Patrimônio debate vivências culturais e oferta oficinas gratuitas

Alanda Matos
Realizada pela Prefeitura de Santarém, evento traz ainda exposições que valorizam artesãos e artistas paraenses

Autoria: Alanda Matos

O Dia Nacional do Patrimônio é celebrado na terça-feira, 17, e em comemoração a data, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Cultural do Pará (FCP) estão realizando, de 16 a 20 de agosto, a Semana do Patrimônio que vai abordar o tema: “Vivências Culturais – Patrimônio Material e Imaterial” em uma programação gratuita e diversa.

A data 17 de agosto homenageia o historiador, jornalista e defensor do patrimônio cultural brasileiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A programação foi organizada pela Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural e segue todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo município com a obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social para quem for prestigiar os eventos.

A semana de atividades iniciou nesta segunda-feira, 16, com uma oficina de grafismo em cuias ministrada por Lélia Maduro. Amanhã, 17, de 20h às 21h, será transmitido pelo youtube da Prefeitura um show musical com apresentação do violonista Sebastião Tapajós e convidados.

Na quarta-feira, 18, de 17h às 19h, ocorre uma roda de conversa com participação de representantes da FCP no Theatro Victória. Na quinta-feira, 19, de 14h às 18h, será realizada uma visita guiada especial bilíngue no Centro Cultural João Fona (CCJF).

Foi programada ainda uma Oficina de Fotografia com Celular que irá ocorrer na sexta-feira, 20, de 14h às 18h, no CCJF. A aula será ministrada por Charles Campos. Os interessados devem enviar o nome completo + contato cel/what para o email semc2020santarem@gmail.com. As vagas são limitadas.

Concluindo a programação três exposições estarão ocorrendo de 16 de agosto a 16 de setembro, no CCJF, de 10h às 18h. São elas: ‘Retratando o Patrimônio’ dos artistas Clóris Oliveira, Emi Okada, Kelen Joplin e Vonei Pereira; ‘Cuias Pintadas, Cuidas Bordadas’ da Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan); e ‘Artesanato de Palha de Tucumã’ da Associação Trançados do Arapiuns’.

O secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira, afirmou que a semana cultural busca promover conhecimento e propiciar formação com oficinas.

“Preparamos um material riquíssimo que resgata as vivências culturais da nossa cidade e valoriza o nosso patrimônio. Nosso intuito é continuar promovendo acesso à cultura mesmo na pandemia. Por isso definimos uma programação híbrida obedecendo a todos os critérios de distanciamento social, uso obrigatório de máscaras, uso de álcool 70% e quantidade restrita de participantes”, argumentou Figueira.