3. Cultura

Alailson Muniz
Luis Pixica é o presidente

Autor: Alailson Muniz

O secretário municipal de Cultura de Santarém, Luis Alberto Pixica, foi eleito nesta quinta-feira, 8, presidente do Fórum de Cultura do Pará. A entidade reúne dirigentes municipais de Cultura do estado do Pará. Com a escolha do secretário Pixica, Santarém passa a presidir a entidade.

O objetivo da entidade é fortalecer o diálogo com os gestores municipais e auxiliar nas ações de inclusão da política cultural no Estado.

A eleição aconteceu na Estação Gasômetro, em Belém, e cerca de 53 secretários municipais de Cultura dos municípios paraenses votaram.

“Recebi o convite para concorrer e garças a Deus fomos bem votado e ganhamos a eleição”, explica Pixica.

Segundo o presidente, o próximo passos é viabilizar a participação de todos os municípios no projeto político cultural no estado do Pará.

“Já marcamos a primeira reunião. Ela deve acontecer no início de novembro e, provavelmente, será em Santarém. O trabalho será em conjunto. A pauta em discussão será a criação dos conselhos e cultura, sistema de cultura, para que os municípios sejam orientados. O Fórum vai participar dos projetos culturais do estado e vamos reivindicar junto a Secult para que a política de cultura do estado chegue às cidades mais distantes de Belém. Enfim, a cultura é de todos e para todos”, finalizou o presidente do Fórum.