3. Cultura
  4. Pré-Carnaval movimenta a cidade durante o fim de semana
Pré-Carnaval movimenta a cidade durante o fim de semana Autor: Foto - Bloco O Linguarudo

Pré-Carnaval movimenta a cidade durante o fim de semana

Alciane Ayres
Blocos de empolgação, blocos de bairros e o Carnarimbó deram o tom antes da festa oficial.

Neste final de semana, o pré-Carnaval foi realizado em diferentes pontos de Santarém, a explosão da alegria tomou conta dos eventos e proporcionou a escolha aos diferentes públicos. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura ( Semc) no último sábado (03/02), esteve apoiando I Grito de Carnaval da  Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) , o último Esquenta do Carnarimbó, em Alter do Chão, além do carnaval nos bairros.

Para o secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, a Prefeitura vem cumprindo as ações conjuntas relacionadas às prévias da folia, que antecede o período oficial do carnaval de Santarém.

"O folião tem mais opções, tanto na área urbana como fora dela. A exemplo da Vila de Alter do Chão, o Esquenta Carnarimbó concluiu a proposta de propor a identidade cultural. O carnaval nos bairros já tradicional, ganha mais participantes. Essas ações positivas na participação popular vão refletir no período oficial da folia”, destaca o titular da Semc.

O coordenador do bloco Linguarudo do bairro Interventoria, Izoilson Duarte ( Punk), esteve na programação do carnaval nos bairros e afirma que o evento foi do jeito que o público gosta.

"Com o colorido dos abadás e acessórios e sem falar da alegria na dança e no show musical carnavalesco. O apoio da Prefeitura de Santarém foi essencial para realizarmos com mais força a nossa festa, consequência desse diálogo junto ao secretário de cultura".

A foliã Ana Silva , do bairro Interventoria, diz que toda a família é adepta de festejar o carnaval em casa.

"O chamado foi aceito por nós, neste dia acordamos cedo para organizar a nossa roupa, nossos acessórios, as mulheres a maquiagem e os homens os bonés no uso de óculos colorido, e pulamos ao som do Linguarudo”, enfatizou.

Antes dos dias oficiais do carnaval da Prefeitura de Santarém/Semc , na sexta-feira (09/02), a folia ocorre no Centro de Convivência do Idoso (CCI). A programação oficial será Praça de Eventos (10 e 13/02) e na Vila de Alter do Chão (11 e 12/02).