1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Prefeitura realiza segundo 'Puxirum Cultural' sobre a Lei Paulo Gustavo
Prefeitura realiza segundo 'Puxirum Cultural' sobre a Lei Paulo Gustavo Autor: Arte/CCOM

Prefeitura realiza segundo 'Puxirum Cultural' sobre a Lei Paulo Gustavo

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
É importante a participação de todos os fazedores de cultura inseridos nas discussões.

Matéria atualizada 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realiza de 24 a 27 de abril, na Casa da Cultura e no Teatro Vitória, uma vasta programação com os fazedores de cultura sobre a aplicação da Lei Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022 (Lei Paulo Gustavo), que dispõe sobre apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural impactado, diretamente, pelas medidas de restrição impostas pela Covid-19. 

Nos dias 24, 25 e 26 a programação acontece na Casa da Cultura; no dia 27 no Teatro Vitória. Nos dias 25, 26 e 27 (terça, quarta e quinta-feira) acontecem as Oitivas Setoriais. Veja a programação. 

Programação - II Puxirum Cultural

24/04
Local: Casa da Cultura
Horário: 16h
Palestra com Tiago Rocha – diretor de Assistência Técnica do Ministério da Cultura

25/04
Local: Casa da Cultura
Horário: 14h
Oitivas setoriais
• Artes visuais, arte digital, arte clássica, artesanato, teatro, circo;
• Música popular, música erudita;
• Dança, capoeira, cultura hip hop e funk;
• Expressões artísticas culturais afro-brasileiras.

26/04

Local: Casa da Cultura
Horário: 14h
Oitivas setoriais
• Livro, leitura, literatura;
• Carnaval, escola de samba, blocos, bandas carnavalescas, cultura populares;
• Qualquer outra manifestação cultural;
• Culturas quilombolas;
• Cultura dos povos e comunidades tradicionais;
• Cultura dos povos indígenas;
• Cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana;
• Cultura dos povos nômades.
• Coletivos culturais não formalizados.

27/04
Local: Teatro Vitória
Horário: 14h
Oitivas setoriais
• Audiovisual

Este é o segundo encontro que a Prefeitura promove com os fazedores de cultura. No dia 29 de março, a Secretaria de Cultura realizou a primeira reunião, com a participação de mais de 100 pessoas, representando diferentes segmentos. Durante a reunião, foi escolhida uma comissão para o planejamento de um seminário, solicitado pelos fazedores de cultura, para dar instruções sobre como fazer um projeto e explicar pontos da lei, além de organizar as próximas oitivas.

A lei direciona R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados e municípios para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19.

O Distrito Federal e os municípios devem promover discussão e consulta à comunidade cultural e aos demais atores da sociedade civil sobre parâmetros de regulamentos, editais, chamamentos públicos, prêmios ou quaisquer outras formas de seleção pública relativos aos recursos de que trata esta Lei Complementar, por meio de conselhos de cultura, de fóruns direcionados às diferentes linguagens artísticas, de audiências públicas ou de reuniões técnicas com potenciais interessados em participar de chamamento público, sessões públicas presenciais e consultas públicas, desde que adotadas medidas de transparência e impessoalidade, cujos resultados deverão ser observados na elaboração dos instrumentos de seleção de que trata este parágrafo. 

"Todos os incentivos materializados pela lei de fomento, vão ao encontro do principal objetivo que é garantir o direito à cultura e cumprir o preceito constitucional. O investimento traz contrapartidas fundamentais para os atores diretamente envolvidos no processo cultural, além de beneficiar o nosso município, gerando emprego e renda, movimentando a economia local", ressalta o titular da pasta de Cultura, Luis Alberto "Pixica".

Todas as informações sobre a Lei Paulo Gustavo, tabela de repasses, orientações para os gestores de cultura e acesso a grupos estaduais no Whatsapp estão no site: https://linktr.ee/leipaulogustavo.

 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.