3. Cultura
  4. Espetáculos da Sexta-Feira Santa prometem emoção e fazem um convite à reflexão
Espetáculos da Sexta-Feira Santa prometem emoção e fazem um convite à reflexão Autor: Divulgação - evento

Espetáculos da Sexta-Feira Santa prometem emoção e fazem um convite à reflexão

Alciane Ayres
Apresentações são das peças 'Jesus, o filho do Homem', do Grutap, e 'Paixão de Cristo', do grupo teatral Kauré.

Muitas novidades nos espetáculos teatrais da Semana Santa, apoiados pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Jesus, o filho do Homem, do Grupo de Teatro de Aparecida (Grutap) e Paixão de Cristo, do grupo teatral Kauré apresentam-se em espaços diferentes e prometem emocionar e ao mesmo tempo fazer um convite à reflexão ao público.

Para o secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, a mensagem cristã é elevada em certos períodos, como a Semana Santa.

"A arte reforça o realismo das fases da vida de Cristo. No município vivenciamos há décadas, o híbrido do artístico cultural nos espetáculos teatrais, uma verdadeira junção de várias artes dos grupos Grutap e Kauré. Esses espetáculos são aguardados pela sociedade e já ultrapassam a área geográfica santarena, por meio das redes sociais. O governo municipal junta-se ao apoio dos grupos teatrais”, explicou.

Abel Solano, coordenador do espetáculo Jesus, o filho do Homem, do Grutap, ressalta que é uma grande jornada para ficar tudo pronto.

"Esta é 17ª edição do espetáculo. São, em média, 150 pessoas envolvidas entre elenco e técnicos, preparados para apresentar o melhor ao público e com impressionantes efeitos nas cenas. Os ensaios ocorrem desde janeiro para que possamos repassar a mensagem no palco e grande interação com o público".

Alenilson Ribeiro, coordenador de a Paixão de Cristo, do grupo teatral Kauré, lembra que esta é a 39ª edição do espetáculo.

"É uma celebração à arte em espaço aberto. A Praça Tiradentes é um marco para a arte teatral, nela foi a estreia deste espetáculo próximo de completar quatro décadas. A inclusão social na participação de uma atriz cega e a participação das crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais [Apae Santarém], além das manifestações culturais amazônicas, o carimbó, o grafismo nas roupas dos nossos antepassados, os indígenas, reforça a resistência da arte. E ainda mostra um espetáculo com o rosto de Santarém, da Amazônia. E a paixão é para celebrar com todas as artes, o teatro, a dança, a música".

Os dois espetáculos são apresentados em lugares distintos na área urbana, e com opções ao público, como em transmissões nas plataformas digitais dos grupos (Facebook, Instagram e Youtube); o espetáculo do grupo Kauré inclui a transmissão pela TV Vida, em apresentação única na sexta-feira; no domingo será exibida a reprise na TV Nazaré).

Ingressos

Dias/horários/ingressos

Jesus, o filho do homem: aguardam-se três mil pessoas distribuídas em duas apresentações.

Dias: Sexta-Feira Santa (29/03) e domingo de Páscoa (31/03)

Horário: a partir das 19 horas (sexta) e a reapresentação após a missa, no domingo.

Local:  ao lado da Igreja de Nossa Senhora Aparecida

Ingressos: R$ 5 (popular)

Um dos pontos de venda, a secretaria da Paróquia da Igreja Nossa Senhora  Aparecida. Localizada na Avenida Marechal Rondon, entre as Travessas Silva Jardim e Barjonas de Miranda, bairro Aparecida.

Paixão de Cristo: aguardam-se cinco mil pessoas em apresentação única.

Dia: Sexta-Feira Santa (29/03)

Local: Praça Tiradentes

O acesso ao público será distribuído, livre e na venda de ingressos para acomodação em cadeiras, o valor de R$ 20,00. Contato: (93) 99212-5958

Mais informações