3. Cultura
  4. Mostra de projetos culturais será realizada na próxima segunda-feira, 29
Mostra de projetos culturais será realizada na próxima segunda-feira, 29 Autor: Agência Santarém

Mostra de projetos culturais será realizada na próxima segunda-feira, 29

Ailanda Tavares
Evento visa a adesão e apoio empresarial aos fazedores de cultura

A mostra de projetos culturais aptos a patrocínio empresarial  será realizada na próxima segunda-feira, 29, a partir das 18h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces).

O mercado de fomento à economia e cultura consiste na mostra de projetos culturais aprovados no Programa de Incentivo à Cultura - Semear, da Fundação Cultural do Estado do Pará, aptos a captar patrocínio junto a empresas optantes de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que ao financiar a produção cultural se beneficia da concessão de incentivos fiscais do Estado, em diálogo com gestores, produtores, artistas e empresários, no Oeste do Pará.

O titular da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Luís Alberto, explicou que os autores dos projetos culturais apresentam seus trabalhos criativos para conhecimento, interação e apreciação dos empresários presentes na mostra. “Essa mostra visa a adesão, afirmação e investimento em negócios inovadores futuros, com possibilidade de estímulo à criação, expressão, fruição de bens e serviços culturais, associado ao crescimento econômico, a geração de emprego e renda, melhor qualidade de vida e o desenvolvimento ético, estético e humano”.

O Presidente da Fundação Cultural do Pará, Guilherme Relvas, destacou que Santarém é um dos principais polos culturais do Estado. “A Fundação Cultural do Pará uniu forças com a Prefeitura, por meio da Semc e com a Aces, para apoiar projetos aprovados pelo Programa  Semear para o Oeste do Pará. Foram mais de 40 projetos aprovados aptos a captar patrocínio. O empresário apoiador tem isenção de até 95% do ICMS a pagar. Então quem é empresário local é importante participar dessa mostra. Contribui com a economia e com o fomento da cultura na região”, enfatizou Guilherme.

Programa Semear

O Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Semear foi criado pelo Governo do Estado do Pará com o objetivo de:

- Promover e estimular a produção cultural e artística valorizando recursos humanos e conteúdos;
- Apoiar e valorizar o conjunto das manifestações culturais, seus criadores e contribuir de forma propositiva para sua difusão;
- Proteger as expressões e o pluralismo além de assegurar a sobrevivência e o florescimento dos modos de criar, fazer e viver da nossa região;
- Preservar o patrimônio material e imaterial, desenvolver a consciência e o respeito aos valores e estimular a informação, o conhecimento e memória;
- Contemplar a linguagem visual, sonora e corporal; a intervenção em bens móveis e imóveis de relevante interesse artístico e cultural; a literatura, acervos bibliográficos, bibliotecas e museus;
- Assim, estado e iniciativa privada disponibilizam recursos para promover, através do incentivo a cultura, o desenvolvimento social, cultural e econômico do Pará.