Por Alciane Ayres - Jornalista/Semc
A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho foi convidada para participar da programação natalina da Prefeitura de Alenquer (PA) nesta sexta-feira (22), às 19h30. O evento é aberto a população na Praça João Tito Alves, na Orla da cidade alenquerense.
O secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, destaca a dimensão de valor deste equipamento cultural do governo municipal.
"É muito valorosa a Filarmônica para a Prefeitura de Santarém com mais de 60 anos de existência, quanto a trajetória musical e formação de novos futuros profissionais da arte, além das apresentações especificas elogiada ao extremo. E nesse rol de convites há os que ultrapassam o território santareno. A exemplo deste que alegrará os corações dos alenquerenses nas festividades natalinas”, exemplificou o titular da pasta.
O maestro Rafael Brito detalhou sobre o quantitativo de músicos e repertório.
"Estaremos levando ao todo 40 músicos, utilizando instrumentos de sopro e percussão. Repertório com músicas natalinas, nacionais e internacionais. A apresentação terá uma hora de duração", disse.
Além da apresentação dos músicos santarenos, os alenquerenses terão mais atrativos: dança, fanfarra, teatro com o espetáculo de Natal, entre outros.
Destaques
2018 - A Fundação Carlos Gomes escolheu a Filarmônica para representar Santarém no XXXI Festival Internacional de Música do Pará, que reúne músicos eruditos e populares nacionais e internacionais na capital Belém.
Em 10 de junho do mesmo ano, a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e a Orquestra Filarmônica de Santarém subiram ao palco de um dos maiores teatros do país, o Theatro da Paz, e apresentaram concerto com músicas eruditas e populares calorosamente aplaudido pelo público que lotou as dependências do teatro.
2019 - A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho foi convidada a apresentar concerto especial na Pré Bienal Funarte de bandas de música em Manaus nos dias 28 e 29 de novembro onde representou a Pérola do Tapajós com obras sinfônicas, populares e regionais.