Inicia nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, mais uma edição da Festa Literária (antiga Feira do Livro). O evento foi anunciado durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 27, na Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, e será realizado até domingo (3/12), de 9h às 21h, com programação inteiramente gratuita. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém/Secretaria de Cultura (Semc).
Programação completa: yiF1pU3AYcPiiSinjEpiOZmyZFMA2pX9QdtUXnrh.pdf (santarem.pa.gov.br)
Essa ano, serão 36 stands de comercialização de livros distribuídos pelo pavilhão de eventos do Centro de Convenções. No pavilhão, também, ocorrerá a programação cultural no Palco Multivozes, espaço dedicado às rodas de conversas com os convidados desta edição, além de apresentação de projetos das escolas locais e apresentações artísticas.
A abertura oficial será na quarta-feira, às 19h30 com a participação de Heliana Barriga e Salomão Larêdo, escritores homenageados da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e, logo após, show da banda paraense Amazônia Jazz Band, às 20h.
O secretário de Cultura, Adson Wender, comentou sobre os preparativos e atrações para o evento.
"Realizamos muitas oficinas literárias no período da manhã e, no período da tarde, conduzimos com a Alas [Academia de Letras e Artes de Santarém] e outros entes culturais da área literária, algumas rodas de conversa importantes sobre livros locais e regionais. À noite, na feira, teremos apresentações que vão do clássico ao popular, teremos a Orquestra Filarmônica de Santarém, Amazônia Jazz Band, grupos de carimbó, Suraras do Tapajós e, no último dia, a apresentação da Banda Estação.Com, tá tudo preparado para que possamos ter uma das mais belas festas literárias da região”, salientou.
O prefeito Nélio Aguiar celebrou a realização da Festa Literária. De acordo com o gestor é um evento que valoriza a produção dos artistas locais.
"É com muita satisfação que recebemos esta edição setorizada da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Tenho certeza que nossa Feira Literária será um grande sucesso, realizada no nosso novo e belíssimo Centro de Convenções".
Credlivro – A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), disponibilizará crédito de R$ 200 para 3.500 servidores municipais da educação de Santarém.
"Nós teremos o Credlivro para servidores do grupo do Magistério, ou seja, diretor, vice-diretor, coordenadores de Unidades de educação infantil, professores e pedagogos, esse crédito será disponibilizado no stand do Banpará no local do evento”, confirmou a secretária de Educação Maria José Maia.
Acesso dos estudantes à Feira Literária (ônibus) - A secretária, também, confirmou que os estudantes da rede municipal terão acesso ao evento. Para isso, 6 ônibus da frota Semed serão colocados à disposição dos alunos, de quarta até sábado.
Por outro lado, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), através do titular Alberto Portela, informou que haverá onibus no trajeto até o Centro de Convenções.
"Todas as linhas de bairros estarão passando por lá, de 09h da manhã até às 22hh, ou seja, até uma hora após o encerramento da programação, vamos também contar com nossa equipe de fiscalização em parceria com o Detran, e assim vamos fazer esse controle de fluxo", destacou Portela.
Segurança – O Comandante do 3º BPM, Cel. Tarcísio, disse que a Polícia Militar estará dando apoio no evento.
"Estaremos dando total apoio com policiamento contínuo durante toda a programação da feira para que não haja nenhum tipo de intercorrência, caso ocorra, estaremos de prontidão no local”, ressaltou.
O evento é resultado da política de descentralização das ações de fomento ao livro e leitura, em parceria com as prefeituras, e como extensão das ações da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O objetivo é a valorização da produção literária regional, para além da comercialização de livros. Por isso, diversos nomes de Santarém e região farão parte da programação em todos os dias da Festa Literária.
Sobre Renato Sussuarana, escritor santareno homenageado – A Alas, por meio do representante Ednaldo Rodrigues, confirmou o nome do escritor santareno que será homenageado durante a Feira Literária. Será Renato Sussuarana, indicado pela comunidade literária.
Renato Aurélio Carvalho Sussuarana nasceu em Santarém, em 12 de novembro de 1938. Filho de Felisbelo Jaguar Sussuarana e Antônia Ceci Carvalho Sussuarana. Estudou no Externato Santa Inês, no Grupo Escolar de Santarém e no Ginásio Dom Amando. Autodidata, é poeta, artista plástico, escultor, carnavalesco, folclorista e trabalhou no ramo da construção civil. Funcionário público municipal aposentado. Foi vereador no município de Santarém, secretário de Serviços Urbanos de Santarém, secretário de Obras do município de Aveiro e secretário de Infraestrutura em Belterra.
Projetou e orientou a construção de diversas praças em vários municípios da região e em parceria com o artista plástico Laurimar Leal idealizou e confeccionou várias peças que decoram praças em Santarém e região. É autor de vários sambas-enredo do carnaval santareno e autor da letra de diversos hinos de escolas em Santarém e região. Como carnavalesco participou das agremiações: Ases do Samba, Amigos do Jabá, Mulatas Cheirosas, Grande Família, Breguelhegue, Bloco da Pulga e Cacique da Prainha, sendo um de seus fundadores. Foi condecorado com diversas honrarias, entre elas, a mais importante de Santarém, a Medalha Padre João Felipe Bettendorf. É membro vitalício da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS,). Atualmente, vice-presidente da entidade. (Fonte: Academia de Letras e Artes de Santarém - ALAS).
A Academia terá uma programação específica no Stand da Alas, com bate papo literário, roda de conversas e outros.
O ‘Ponto do Autor’ será o espaço dedicado aos lançamentos de livros.
O Centro de Convenções Sebastião Tapajós localizado na Rodovia Fernando Guilhon, próximo ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca.