1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Festa Literária de Santarém inicia nesta quarta, 29 no Centro de Convenções Sebastião Tapajós
Festa Literária de Santarém inicia nesta quarta, 29 no Centro de Convenções Sebastião Tapajós Autor: Agencia Santarém

Festa Literária de Santarém inicia nesta quarta, 29 no Centro de Convenções Sebastião Tapajós

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Evento literário é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Santarém.

Inicia nesta quarta-feira (29), no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, em Santarém, mais uma edição da Festa Literária (antiga Feira do Livro). O evento foi anunciado durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 27, na Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, e será realizado até domingo (3/12), de 9h às 21h, com programação inteiramente gratuita. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Prefeitura de Santarém/Secretaria de Cultura (Semc).

Programação completa: yiF1pU3AYcPiiSinjEpiOZmyZFMA2pX9QdtUXnrh.pdf (santarem.pa.gov.br) 

Essa ano, serão 36 stands de comercialização de livros distribuídos pelo pavilhão de eventos do Centro de Convenções. No pavilhão, também, ocorrerá a programação cultural no Palco Multivozes, espaço dedicado às rodas de conversas com os convidados desta edição, além de apresentação de projetos das escolas locais e apresentações artísticas.

A abertura oficial será na quarta-feira, às 19h30 com a participação de Heliana Barriga e Salomão Larêdo, escritores homenageados da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e, logo após, show da banda paraense Amazônia Jazz Band, às 20h.

O secretário de Cultura, Adson Wender, comentou sobre os preparativos e atrações para o evento.

"Realizamos muitas oficinas literárias no período da manhã e, no período da tarde, conduzimos com a Alas [Academia de Letras e Artes de Santarém] e outros entes culturais da área literária, algumas rodas de conversa importantes sobre livros locais e regionais. À noite, na feira, teremos apresentações que vão do clássico ao popular, teremos a Orquestra Filarmônica de Santarém, Amazônia Jazz Band, grupos de carimbó, Suraras do Tapajós e, no último dia, a apresentação da Banda Estação.Com, tá tudo preparado para que possamos ter uma das mais belas festas literárias da região”, salientou.

O prefeito Nélio Aguiar celebrou a realização da Festa Literária. De acordo com o gestor é um evento que valoriza a produção dos artistas locais.

"É com muita satisfação que recebemos esta edição setorizada da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Tenho certeza que nossa Feira Literária será um grande sucesso, realizada no nosso novo e belíssimo Centro de Convenções".

Credlivro – A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Educação (Semed), disponibilizará crédito de R$ 200 para 3.500 servidores municipais da educação de Santarém.

"Nós teremos o Credlivro para servidores do grupo do Magistério, ou seja, diretor, vice-diretor, coordenadores de Unidades de educação infantil, professores e pedagogos, esse crédito será disponibilizado no stand do Banpará no local do evento”, confirmou a secretária de Educação Maria José Maia.

Acesso dos estudantes à Feira Literária (ônibus) - A secretária, também, confirmou que os estudantes da rede municipal terão acesso ao evento. Para isso, 6 ônibus da frota Semed serão colocados à disposição dos alunos, de quarta até sábado.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), através do titular Alberto Portela, informou que haverá onibus no trajeto até o Centro de Convenções.

"Todas as linhas de bairros estarão passando por lá, de 09h da manhã até às 22hh, ou seja, até uma hora após o encerramento da programação, vamos também contar com nossa equipe de fiscalização em parceria com o Detran, e assim vamos fazer esse controle de fluxo", destacou Portela.

Segurança – O Comandante do 3º BPM, Cel. Tarcísio, disse que a Polícia Militar estará dando apoio no evento.

"Estaremos dando total apoio com policiamento contínuo durante toda a programação da feira para que não haja nenhum tipo de intercorrência, caso ocorra, estaremos de prontidão no local”, ressaltou.

O evento é resultado da política de descentralização das ações de fomento ao livro e leitura, em parceria com as prefeituras, e como extensão das ações da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro. O objetivo é a valorização da produção literária regional, para além da comercialização de livros. Por isso, diversos nomes de Santarém e região farão parte da programação em todos os dias da Festa Literária.

Sobre Renato Sussuarana, escritor santareno homenageado – A Alas, por meio do representante Ednaldo Rodrigues, confirmou o nome do escritor santareno que será homenageado durante a Feira Literária. Será Renato Sussuarana, indicado pela comunidade literária.

Renato Aurélio Carvalho Sussuarana nasceu em Santarém, em 12 de novembro de 1938. Filho de Felisbelo Jaguar Sussuarana e Antônia Ceci Carvalho Sussuarana. Estudou no Externato Santa Inês, no Grupo Escolar de Santarém e no Ginásio Dom Amando. Autodidata, é poeta, artista plástico, escultor, carnavalesco, folclorista e trabalhou no ramo da construção civil. Funcionário público municipal aposentado. Foi vereador no município de Santarém, secretário de Serviços Urbanos de Santarém, secretário de Obras do município de Aveiro e secretário de Infraestrutura em Belterra.

Projetou e orientou a construção de diversas praças em vários municípios da região e em parceria com o artista plástico Laurimar Leal idealizou e confeccionou várias peças que decoram praças em Santarém e região. É autor de vários sambas-enredo do carnaval santareno e autor da letra de diversos hinos de escolas em Santarém e região. Como carnavalesco participou das agremiações: Ases do Samba, Amigos do Jabá, Mulatas Cheirosas, Grande Família, Breguelhegue, Bloco da Pulga e Cacique da Prainha, sendo um de seus fundadores. Foi condecorado com diversas honrarias, entre elas, a mais importante de Santarém, a Medalha Padre João Felipe Bettendorf. É membro vitalício da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS,). Atualmente, vice-presidente da entidade. (Fonte: Academia de Letras e Artes de Santarém - ALAS).

A Academia terá uma programação específica no Stand da Alas, com bate papo literário, roda de conversas e outros.

O ‘Ponto do Autor’ será o espaço dedicado aos lançamentos de livros. 

O Centro de Convenções Sebastião Tapajós localizado na Rodovia Fernando Guilhon, próximo ao Aeroporto Maestro Wilson Fonseca. 

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.