3. Cultura
  4. Eventos culturais em diferentes pontos de Santarém possibilitam maior participação popular
Eventos culturais em diferentes pontos de Santarém possibilitam maior participação popular Autor: Marlison Oliveira - Semc

Alciane Ayres
Samba Novo Folia, Carnarimbó em Alter do Chão e Fest Tapajós Encantado foram as opções.

Democratizar os eventos artísticos e culturais e demais segmentos com afinidades à arte em vários ambientes no município santareno. É uma das finalidades da política pública cultural da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). E no sábado, 27, eventos nessa linha, abertos e gratuitos nas praças, ofereceram as opções à população de Santarém e Alter do Chão.

O titular da pasta da Cultura, Adson Tertulino, enfatiza os esforços em garantir os acessos da sociedade em geral.

"Estamos cumprindo o nosso papel, tanto na realização, parceria e apoio às manifestações culturais, buscando o acesso em diferentes pontos deste município, para que a população possa ter mais opções de entretenimento".

A primeira opção na cidade foi na Praça de Eventos da Avenida Anysio Chaves, com o Samba Novo Folia, que garantiu a folia carnavalesca com mensagens cristã, com o tema: Pela graça fostes salvo.

"A parceria com a Prefeitura e outras entidades e instituições proporcionou este espaço maior, para podermos cumprir nosso objetivo. Estamos felizes nessa caminhada, com alegria e levando a reflexão da palavra Deus", destacou o coordenador do evento Ed Lúcio.

Heloisa Silva veio com a família e destaca sobre esta opção.

"É maravilhoso poder trazer a família e com segurança dançar, pular, gritar, colocar o corpo em movimento nessa música animada com mensagens de Cristo, em ritmo de carnaval. Que tenhamos sempre opções de lazer para estarmos em família".

A folia aquece em cada esquenta do Carnarimbó na Vila de Alter do Chão, as atrações do último sábado, 27, foram: Tatu Kanastra, Os encantados e Suraras do Tapajós. Por lá, é a proposta de identidade cultural do carnaval da vila de Alter do Chão.

Paralelo ao ritmo único da folia, vários outros ritmos musicais, exposição de artesanato e gastronomia tiveram apoio do governo municipal. O anfiteatro da Praça Barão de Santarém recebeu o Fest Tapajós Encantado. No palco, 16 estrelas da música santarena. O evento é premiado pelo Estado na Lei Paulo Gustavo (LGP).

"A histórica terra da Cultura Tapajó, Santarém, afirma-se como berço do artístico cultural”, conclui Tertulino.

No próximo sábado, 03/02, será realizado o último "esquenta" do Carnarimbó, em Alter do Chão; na orla da cidade, teremos o esquenta do carnaval na Praça Tiradentes, sob a coordenação da Liga Independente dos Blocos de Empolgação (Libes).