3. Cultura
  4. Escritora santarena Monique Malcher vence maior prêmio da literatura brasileira
Escritora santarena Monique Malcher vence maior prêmio da literatura brasileira Autor: Redes Sociais

Escritora santarena Monique Malcher vence maior prêmio da literatura brasileira

Alailson Muniz
Monique Malcher, vencedora do Prêmio Jabuti 2021 – categoria Contos

A Pérola do Tapajós é só orgulho de sua filha, escritora Monique Malcher, vencedora do Prêmio Jabuti 2021 – categoria Contos – com o livro ‘Flor de Gume’. A ótima notícia foi anunciada na quinta-feira, 25, e bastante comemorada pela escritora em suas redes sociais.

“Para o norte que existe e é lindo. Para Santarém. Para o rio escuro que faz o magma do meu coração. Para os orixás que dançam comigo, bebo e como de seu manjar. Sou filha da rua e meu território vai ser sempre onde meu pé firmar como vela. Eu vou escrever até o fim, porque estou de passagem, mas a palavra é eterna. No dia 25 de novembro de 2021 Monique Malcher neta de mulheres ribeirinhas, artistas, cabanas, indígenas do interior do oeste paraense, de uma cidade chamada Santarém, filha de professora… ganhou um dos maiores prêmios da literatura brasileira. E isso ninguém vai apagar”, escreveu Monique em suas redes sociais, festejando a conquista.

O livro Flor de Gume retrata as dores de meninas, mães e avós. Três líderes de mulheres fortes, em 37 contos da autora santarena, abordando temas como violência doméstica e abuso sexual. O Prêmio Jabuti é patrimônio cultural e referência entre os prêmios literários do país. Há anos, ele amplia os feitos da indústria editorial e o alcance da cultura literária nacional.

O prefeito Nélio Aguiar parabenizou a escritora e lembrou que Santarém é uma cidade universitária e terra de escritoras, poetas, músicos e cantores, que se destacaram em diversos segmentos das artes. Ele afirma que Monique é referência e inspiração para os jovens e adolescentes, que se entregam ao mundo da literatura.

“Santarém está muito orgulhosa de sua filha, Monique Malcher, vencedora do maior prêmio da literatura brasileira. Quero parabenizá-la e dizer que a população santarena está muito feliz com sua premiação. Nós que somos uma cidade universitária, certamente, teremos em Monique a referência e a inspiração para muitos escritores e escritoras que trilham o caminho das letras”, disse o prefeito Nélio Aguiar.