3. Cultura
  4. Filarmônica Municipal de Santarém: concerto de abertura
Filarmônica Municipal de Santarém: concerto de abertura Autor: Arquivo - Agência Santarém

Filarmônica Municipal de Santarém: concerto de abertura

Alciane Ayres

Nesta sexta-feira, 26, às 20 horas, com entrada franca, na Casa da Cultura, a Filarmônica Municipal de Santarém realiza o concerto de abertura da temporada de atividades em 2024. A apresentação ficará por conta da Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS) e contará com 45 músicos.

Com mais de 60 anos de contribuição à musicalidade e a cultura do município, a Filarmônica dedica-se, também, à formação de novos profissionais. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Adson Tertulino, o principal objetivo é apresentar pela direção, os concertos e atividades que serão executadas durante este ano.

Destaques

2018-  A Fundação Carlos Gomes escolheu a Filarmônica para representar Santarém no XXXI Festival Internacional de Música do Pará, que reúne músicos eruditos e populares nacionais e internacionais na capital Belém.

Em 10 de junho do mesmo ano, a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho e a Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS) subiram ao palco de um dos maiores teatros do país, o Theatro da Paz, e apresentaram concerto com músicas eruditas e populares calorosamente aplaudido pelo público que lotou as dependências do teatro.

2019 - A Filarmônica Municipal Professor José Agostinho foi convidada a apresentar concerto especial na Pré-Bienal Funarte de bandas de música em Manaus nos dias 28 e 29 de novembro onde representou a Pérola do Tapajós com obras sinfônicas, populares e regionais

2023 – A Filarmônica Municipal foi convidada para participar da programação natalina da Prefeitura de Alenquer (PA). O evento foi  aberto a população na Praça João Tito Alves, na orla da cidade alenquerense.

O regente titular da FMS, Rafael Brito, informa que o concerto de abertura será apresentado pela Orquestra Filarmônica de Santarém (OFS).

"O repertório será composto pelas obras apresentadas pela Orquestra em seus grandes concertos de 2023. Serão 45 minutos de apresentação, distribuídos entre instrumentos de cordas, sopros e percussão".

A OFS faz parte da estrutura organizacional da Filarmônica Municipal de Santarém (FMS). Os regentes da noite serão: Rafael Macedo Brito (regente titular), Alissa Soares, Ayme Gadelha, Jordan Williams e Josué Carvalho.

A Casa da Cultura está localizada na Avenida Borges Leal, nº1558, entre a Travessa Silvino Pinto e Avenida Barão do Rio Branco, bairro Santa Clara.