3. Cultura
IV mostra de presépios natalinos encerra no Dia de Reis Autor: Ascom Semc

IV mostra de presépios natalinos encerra no Dia de Reis

Alciane Ayres
No mesmo dia, o espaço receberá turistas do Amazonas para visita ao acervo público municipal.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), encerrará ao meio dia do próximo dia 06, a IV mostra de presépios natalinos nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF). A data remete ao Dia de Reis, que para o cristianismo marca a visita dos três reis magos ao menino Jesus. É o momento em que se conclui o ciclo natalino.

O público terá mais oportunidade de apreciar o trabalho realizado por meio de parceria entre a Semc/CCJF e o Mestre Elves Costa, idealizador da mostra, que destaca o presépio, um dos mais tradicionais elementos da celebração do Natal; a cena do nascimento de Jesus comemorou 800 anos de criação em 2023. O uso de técnicas tradicionais nativas da Amazônia e a livre imaginação são destaques para tanta admiração do público, presente desde a abertura no dia 21 de dezembro do último ano.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Adson Terturlino, é importante a parceria para as diferentes manifestações artísticas culturais e religiosa, como nesta em fase de conclusão.

"O Mestre Elves Costa é um dos parceiros em repassar conhecimentos nas produções em cerâmica, além desta atividade ele desenvolve o projeto Réplicas Tapajônicas como proposta de valorizar e manter viva a cultura da etnia Tapajó. Além de capacitar  e gerar renda aos artesãos ceramistas através de cursos, palestras, oficinas e exposições".

Ao todo, 54 peças foram produzidas, em 20 horas, distribuídas em quatro dias de oficinas, com sete pessoas inscritas, umas sem experiência na produção dos personagens de presépio em argila, outras no primeiro contato com a argila. Trabalharam desde a retiradas das impurezas do barro, a modelagem, a queima e pintura das peças.

Nas últimas semanas, muitos turistas estiveram na Pérola do Tapajós, tanto internacionais, quanto nacionais, uma das grandes rotas de turismo é o Centro Cultural João Fona. No dia 22 de dezembro mais de 100 turistas norte-americanos estiveram no prédio público e no dia 29 de dezembro, pela manhã, um grupo de turistas do município de Juruti realizou vários registros fotográficos nas dependências do prédio, e com o titular da pasta da cultura Adson Wender Tertulino. No último dia da mostra é esperada uma caravana de turistas do estado do Amazonas.