3. Cultura
  4. Carnarimbó: identidade cultural da folia em Alter do Chão
Carnarimbó: identidade cultural da folia em Alter do Chão Autor: Movimento de Carimbó - Alter do Chão

Carnarimbó: identidade cultural da folia em Alter do Chão

Alciane Ayres
O esquenta do Carnarimbó começa neste sábado, 13.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Agência Distrital, Conselho Comunitário e grupos de carimbó da vila de Alter do Chão, juntos idealizaram o Carnarimbó. Trata-se do movimento carnavalesco, a mistura do carimbó e carnaval como expressão de identidade cultural na vila balneária. Nos dias 11 e 12/02, (domingo e segunda-feira) a programação oficial contará com o Mela-Mela, no Lago dos Botos, e o Carnarimbó, na Praça Sete de Setembro. O esquenta do Carnarimbó será aos sábados, na Praça Lauro Sodré entre os dias 13/01 e 03/02, a partir das 19h.

"Em reunião na vila balneária de Alter de Chão, nós ouvimos os envolvidos nas programações artístico-culturais do lugar. Foi solicitado criarmos a identidade cultural do evento carnavalesco. E a decisão unânime nesse encontro foi o Carnarimbó. O ritmo ficará mais elétrico, festivo, batido e pulado, no entanto continua sem o uso do amido de milho. E vamos realizar o esquenta aos sábados para inserir o público nessa novidade com a finalidade de enaltecer a folia carnavalesca", explicou o titular da pasta de Cultura, Adson Tertulino.

A brincadeira do Mela-Mela vai seguir o formato no Lago dos Botos nos dias da programação oficial em fevereiro.

"Teremos um palco com atrações artísticas ao ritmo do carnavalesco. Os grupos carnavalescos de Alter do Chão serão conduzidos por um trio. Essa brincadeira também é característica de Alter do Chão", concluiu Tertulino.

Confira a programação

Esquenta do Carnarimbó