A proposta de identidade cultural do carnaval da vila de Alter do Chão com o “Esquenta do Carnarimbó” prossegue neste sábado (27/01), realizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e parceiros. O palco instalado na Praça Lauro Sodré – orla, a partir das 19 horas, terá as apresentações de: Tatu Kanastra, Os Encantados e as Suraras do Tapajós. O Esquenta iniciou no último dia 13 e prossegue até o dia 03/02.
O titular da Secretaria Municipal de Cultura, Adson Tertulino, destaca que a cada sábado, o número de pessoas aumenta.
"O evento foi aceito pela população e isso pode ser comprovado pelas centenas de pessoas que participam a cada sábado na orla. No palco, temos a valorização dos artistas que têm trajetória artística cultural em Alter. A exemplo das Suraras do Tapajós que participam neste sábado. No reportório delas, o tradicional carimbó de artistas paraenses consagrados, as autorais de mesmo ritmo e as apresentações com composições em Nheengatu [a língua geral falada pelos povos do Baixo Tapajós]", destaca o secretário.
Os grupos de carimbó Tatu Kanastra (o popular Cascudinho do Carimbó) e Os Encantados estão entre as atrações do Carnarimbó.
Trajetória
O grupo Tatu Kanastra é uma das propostas mais recentes no cenário musical do nosso melhor ritmo. Capitaneado por Mestre Paulinho Barreto, surgiu durante a temporada de verão em agosto de 2015, em Alter do Chão/Santarém, executando um mix de ritmos com ênfase no carimbó. Passou por adaptações estruturais e dissidência do carimbó estilizado da Banda Tambor, até consolidar-se como Grupo de Carimbó tradicional pau e corda, a partir de setembro de 2017, com o marco do II Congresso Municipal do Carimbó, realizado em Alter do Chão. Executa músicas autorais em seu repertório com forte apelo à dança. Sua temática autoral retrata efeitos e causas sociais, antropológicas e de manutenção e resgate das tradições da Cultura Tapajônica, estabelecendo registros atuais e contemporâneos da região do Tapajós e entorno. Além do Carimbó, desfilam em suas performances musicais, o Siriá, Lundu, Marambiré, Guitarradas, Banguês, Xotes e outros ritmos que compõem o cancioneiro amazônico contemporâneo.
Os Encantados - O grupo nasceu para levar arte e entretenimento com músicas que exaltam a vida, bem como os modos de vida das pessoas que vivem neste complexo do Baixo Tapajós. Fundado em 10 de maio de 2022, é um grupo recente e novo na cidade, inspirado na ausência de grupos tocadores em contexto urbano de Santarém, buscando aproximar mais o diálogo com a salvaguarda do carimbó, memória social e expansão artística dos membros. O grupo de carimbó Os encantados é formado por jovens da periferia do município de Santarém. O nome do grupo é alusivo aos encantados que habitam os mais diversos lugares e que compõem a diversidade amazônica.
As Suraras do Tapajós- Em abril de 2018 surgiu o primeiro grupo de carimbó do Oeste do Pará composto somente por mulheres e o único do Brasil composto somente por mulheres indígenas, as Suraras do Tapajós colocando a figura feminina em evidência, mostrando que podem ocupar todos os espaços. O grupo de carimbó tornou-se a mais valiosa ferramenta para dar voz à missão, ao alcance de novos espaços, através da música do Baixo Tapajós. Trabalha-se a música como forma de resistência, fazendo com que a voz dos povos indígenas ecoe muito além de seus territórios.
Programação
Esquenta do “Carnarimbó”
Local: Praça Lauro Sodré
Hora: a partir das 19 horas
27/01(sábado)
Tatu Kanastra
Os encantados
Suraras do Tapajós
03/02 (sábado)
As Karuanas
Mestre Chico Malta e Cobra Grande
Caldo de Piranha