O encerramento da "Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas" ocorreu na manhã desta terça-feira, 10, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.
A programação contou com música, dança e poesia, apresentadas com a temática da violência contra as mulheres e meninas, além de contar com a presença de representantes de toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência.
“Nessa primeira fase da adolescência a gente leva essa temática que é tão importante e de grande relevância para as famílias brasileiras e santarenas, para que o aluno reconheça a não prática dessa violência contra a mulher e a reconhecer, infelizmente, esse ciclo dentro de casa e alertar os pais sobre esses casos”, disse a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres Noemi Moraes.
Leia também:
- Inicia no Centro Cultural a V Oficina de Presépios Natalinos em Cerâmica
- Com obras avançadas, Prefeitura constrói mais novo complexo de esporte e lazer da cidade
- Com nota máxima, Santarém conquista Selo Ouro Compromisso Nacional pela Alfabetização
“Encerramos com a certeza que conseguimos levar para um número maior de pessoas a campanha 16 Dias de Ativismo. As crianças e adolescentes, de 07 escolas do Ensino Municipal e Estadual, mostraram que aprenderam direitinho a cerca do tema e da importância de unir forças nesse enfrentamento”, avaliou a coordenadora.
“A campanha encerra, mas o trabalho continuará sendo desenvolvido por todos nós, com apoio da rede de proteção e defesa das mulheres. Foram dias importantes com encontro da rede de proteção, com os profissionais de saúde, lançamento da Plataforma Santarém Une Mulheres do Tapajós e encontro da rede de Santarém, Mojuí e Belterra no Ministério Público”, destacou a secretária de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.
__________
A campanha é uma mobilização global da sociedade civil e governo para o engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.
__________
O tema deste ano foi "Basta! Violência contra à mulher". A realização foi da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM), Centro Maria do Pará, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em parceria com toda a Rede de Proteção e Defesa à Mulher Vítima de Violência, Delegacia da Mulher (Deam), ParaPaz, Patrulha Maria da Penha, Abrigo de mulheres, Vara da Violência Doméstica, Promotoria da Mulher, Comissão da Mulher OAB Subseção de Santarém e Procuradoria da Mulher da Câmara.
Sobre a data
Historicamente, surgiu em 1991 por ativistas de diferentes países no centro da liderança global (ONU Mulheres), com o intuito de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.
A campanha inicia dia 25 de novembro, sendo o dia ‘D’ - Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher -, e termina em 10 de dezembro, dia alusivo à Declaração Universal dos Direitos Humanos, denominado simbolicamente de dia do laço branco.