Iniciou nesta terça-feira, 10, nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), no horário de 14h às 18h, a “V Oficina de Presépios Natalinos em Cerâmica” do Projeto Réplicas Tapajônicas. Promovida pelo mestre na arte do saber popular e ceramista Elves Costa, a atividade tem o apoio da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
Anteriormente previstos para iniciar na quarta-feira, 11, os trabalhos foram antecipados nesta terça-feira, 10, para que a oficina seja concluída em menor espaço de tempo.
“Nesse primeiro momento, realizamos a apresentação da proposta da oficina, seguido da escuta sobre o conhecimento na arte da produção de peças em cerâmica e a motivação de participante. Apresentamos a matéria-prima, a argila do popular barro, seguido do processo de limpeza e moldagem. Deixo claro que cada participante poderá usar da própria criatividade e estilo dentro da temática natalina”, explicou o mestre Elves Costa.
Leia também:
- Com obras avançadas, Prefeitura constrói mais novo complexo de esporte e lazer da cidade
- Com nota máxima, Santarém conquista Selo Ouro Compromisso Nacional pela Alfabetização
- Concurso público: Prefeitura de Santarém convoca candidatos aprovados para exame de heteroidentificação
A participante Ingrid Aguiar relatou seu interesse pela oficina: “Sou estudante do curso de artes plásticas em pintura na Escola de Artes Emir Bemerguy. Venho participar desta oficina para ampliar meu conhecimentos neste outro segmento de arte, no uso da argila. Assim, no futuro, abrir possibilidades para fazer o curso superior em arte”.
__________
Os presépios serão expostas ao público, no CCJF, no período de 17 de dezembro de 2024 à 06 de janeiro de 2025.
__________
A previsão do término da produção da obras pelos participantes é até a próxima sexta-feira, 13. Entre as etapas da atividade estão a moldagem, modelagem, mista, secagem e a queima. Além disso, de forma opcional, a peça poderá passar pelo processo de pintura.