Com pontuação máxima nos critérios de avaliação, Santarém conquistou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participaram da premiação as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação do país que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, lançado pelo Governo Federal dia 23 de setembro, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, é uma das estratégias do Compromisso Criança Alfabetizada. A premiação avaliou os esforços das Secretarias de Educação em prol da alfabetização considerando as seguintes dimensões:
1. Colaboração entre os entes federativos (Estados, Munícipios e Distrito Federal);
2. Institucionalização e implementação da política de alfabetização e/ou ações no âmbito da alfabetização de crianças;
3. Implementação das ações de formação de professores e gestores;
4. Distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
Os critérios avaliados para a concessão do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tiveram uma pontuação final máxima de 100 pontos e Santarém alcançou a pontuação máxima.
A Articuladora do Programa Alfabetiza Pará em Santarém, professora Jéssica Ninas, ressaltou a importância do prêmio para a educação santarena. Segundo ela, trata-se do reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado para suprir as necessidades deixadas pela pandemia.
“É uma política que veio para suprir a necessidade deixada pela pandemia, quando as crianças foram afastadas das escolas e isso trouxe uma dificuldade muito grande na aprendizagem e, para a recomposição da aprendizagem, o programa veio no sentido de melhorar esse processo, de apoiar nossas crianças, mas acima de tudo, apoiar os professores nessa jornada que é tão difícil”, comentou.
Ainda conforme Jéssica, durante todo o ano de 2024, foram feitas várias ações como formações, avaliações, campanhas para que o processo de alfabetização pudesse ser, de fato, concretizado e que o objetivo de 100% das crianças alfabetizadas fosse atingido.
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“Esse é um compromisso nacional, não é um compromisso individual, mas precisa que todos possam unir as mãos, o Selo Ouro de Santarém não foi um trabalho de uma pessoa, mas foi de toda uma rede, todos os professores engajados, os coordenadores pedagógicos, todos os profissionais e, principalmente, o apoio da Secretaria de Educação, que acreditou no projeto, e preparou uma equipe que arregaçou as mangas e construímos esse resultado 100% para a Santarém”, vibrou.
No Pará, o Projeto de Alfabetização tem como articuladores regionais os professores Gisele Vidal, Alcindo Moisés e Jéssica Ninas. Já a articulação municipal tem à frente a professora Lidiane Maia e como formadores municipais os professores Eriane Oliveira, Marcio Farias, Patrícia Freitas e Arildo Nogueira.
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A equipe é responsável pela formação dos mais de 600 professores da rede municipal visando implementar em sala de aula novas práticas de alfabetização.
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Para concorrer ao Selo, as Secretarias Estaduais e Distrital devem ter pelo menos um articulador estadual da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), enquanto as Secretarias Municipais precisam contar com um articulador municipal da Renalfa. Todos os requisitos constam no Edital nº 10, de 26 de setembro de 2024.
Somente 23 municípios do Pará conquistaram o Selo Ouro, confira a lista:
- Bagre;
- Bragança;
- Brasil Novo;
- Canaã dos Carajás;
- Capitão Poço;
- Concórdia do Pará;
- Igarapé-Açu;
- Magalhães Barata;
- Moju;
- Novo Progresso;
- Placas;
- Ponta de Pedras;
- Redenção;
- Rio Maria;
- Rondon do Pará;
- Santa Izabel do Pará;
- Santa Maria das Barreiras;
- Santarém;
- São Domingos do Araguaia;
- São Geraldo do Araguaia;
- Soure;
- Tomé-Açu;
- Tucumã.