SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
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Secretário(a): Emir Machado de Aguiar
Possui formação acadêmica em administração de empresas e já atuou no setor privado na atividade bancária. Foi vereador por 5 vezes, somando 20 anos de experiência parlamentar, sendo duas vezes presidente da Câmara de Vereadores de Santarém. Também já exerceu os cargos de Secretário Municipal de Administração, coordenador do programa multirão nos bairros e como Secretário Municipal de Governo. Atualmente atual como Secretário Municipal de Habitação.
De acordo com a lei municipal Nº 22.351, de 27 de dezembro de 2024 que estabelece a Estrutura da Administração Direta do Poder Executivo de Santarém, a Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária possui as seguintes competências:
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Planejar e executar a política municipal de habitação, com especial atenção à habitação de interesse social;
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Planejar, acompanhar e desenvolver os programas e projetos relativos às atividades de habitação;
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Promover a implementação das diretrizes, condições e normas gerais relativas à política de habitação e desenvolvimento urbano, em conformidade com o plano diretor participativo do município;
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Elaborar e implantar projetos de obras de urbanização de zonas especiais de interesse social, de construção de conjuntos habitacionais de interesse social, a melhoria de unidades habitacionais e reassentamentos de moradores de área de risco;
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Promover a difusão e a utilização de processos tecnológicos que garantam a melhoria da qualidade de moradias e a redução dos custos de empreendimentos habitacionais;
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Promover a organização e participação social na formulação e execução da política municipal de habitação e dos programas referentes à regularização fundiária e ao acesso à moradia digna;
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Captar recursos para o desenvolvimento dos programas habitacionais através de convênios com instituições públicas e privadas;
Acompanhar a gestão do fundo municipal de habitação de interesse social;
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Planejar e executar a política de urbanismo do município;
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Realizar cadastros urbanos municipais e integrados para fins de planejamento;
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Administrar o patrimônio imobiliário público municipal, no âmbito de sua competência;
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Promover e coordenar a regularização fundiária do município;
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Realizar outras ações inerentes ao setor.