A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nesta terça-feira, 12, de 9h às 12h, na EMEIF Fluminense, na Av. Presidente Vargas, 1817, Santa Clara, o dia D da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. Este ano, o lema da campanha é Se precisar, peça ajuda!
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços de atenção psicossocial para o público em geral presente. Entre as atividades disponíveis, destacam-se: acolhimento/triagem, educação em saúde, teste do estresse, oficina de desenho, escuta qualificada com psicólogos(as), vacinação, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), atividades físicas e encaminhamentos para a Rede de Atenção Psicossocial.
Setembro Amarelo - É um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ele surgiu no Brasil em 2015, a partir de uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Durante todo o mês, são realizadas campanhas e ações com o objetivo de promover o diálogo, esclarecer dúvidas, combater o estigma em relação ao tema e permitir que mais pessoas tenham acesso a informações sobre prevenção do suicídio. A cor amarela é utilizada como símbolo, representando a vida, a esperança e a atenção aos sinais de sofrimento emocional.
Sugestão de entrevistados
Irlaine Figueira – secretária municipal de Saúde (Semsa)
Silvia Letícia Gato – Referência Técnica em Saúde Mental da Semsa