1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Santarém participa da V Mostra Pará, Aqui tem SUS com três experiências na Atenção Primária
Santarém participa da V Mostra Pará, Aqui tem SUS com três experiências na Atenção Primária Autor: Arquivo - Semsa

Santarém participa da V Mostra Pará, Aqui tem SUS com três experiências na Atenção Primária

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Profissionais demonstram entusiasmo e expectativa em representar o Pará na Mostra Nacional.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participa nesta quarta-feira, 07, da V Mostra Pará, Aqui tem SUS, que será realizada das 8h às 13h, em Belém. O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems-PA) e visa reconhecer iniciativas exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Das quatro experiências inscritas por Santarém, após a I Mostra municipal, três foram selecionadas para representar a Atenção Primária do município na mostra estadual. As iniciativas classificadas foram:

  • Atuação do enfermeiro responsável técnico na sala de vacina: uma experiência exitosa;
  • Cuidado às populações ribeirinhas da Amazônia por meio de Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF's): um relato de experiência;
  • Academias da Saúde: aulas temáticas coletivas nas praças de Santarém.

"Estamos entusiasmados em poder apresentar uma experiência que destaca o papel fundamental do enfermeiro responsável técnico na sala de vacina. Nosso trabalho mostra como esse profissional atua diretamente na supervisão, orientação e capacitação das equipes da Atenção Primária, garantindo que a assistência prestada siga com rigor as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sempre com foco na segurança e qualidade do atendimento ao usuário. Esperamos que nossa experiência seja reconhecida e siga para a etapa nacional, representando não só Santarém, mas o esforço coletivo dos profissionais do SUS", afirmou o enfermeiro Lúcio Meireles, um dos autores do projeto.

Tangara Santos, uma das autoras da experiência que destaca a atuação do SUS junto às populações ribeirinhas falou sobre o que espera da avaliação na etapa estadual.

"Acredito que um dos focos principais da nossa experiência foi justamente analisar os desafios e os pontos positivos do trabalho desenvolvido nas comunidades ribeirinhas. Como destacamos no relato, conseguimos evidenciar de forma real as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que se deslocam até essas localidades isoladas para garantir o acesso à saúde a uma população que tanto necessita. É um trabalho que exige dedicação, sensibilidade e compromisso com o SUS", destacou.

Marcilane Silva de Jesus, autora da experiência Academias da Saúde: aulas temáticas coletivas nas praças de Santarém também falou sobre a expectativa quanto a avaliação do projeto que irá expor.

"A nossa expectativa com essa experiência é mostrar como a iniciativa da Academia da Saúde tem buscado ir além dos muros da unidade, levando as atividades físicas para as praças e espaços públicos de Santarém. A proposta é justamente ampliar o alcance das ações e incentivar cada vez mais pessoas a adotarem hábitos saudáveis por meio da prática regular de exercícios. Acreditamos que a promoção da saúde começa com o envolvimento da comunidade e essa experiência tem demonstrado resultados muito positivos nesse sentido", expressou.

Ao todo, 80 experiências de 42 municípios paraenses foram selecionadas para a V Mostra Pará, Aqui tem SUS. Os projetos escolhidos concorrem a uma vaga para representar o Pará na 20ª edição da Mostra Nacional Brasil, Aqui tem SUS, prevista para 2025, em Belo Horizonte (MG), promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A premiação das experiências estaduais será realizada no mesmo dia do evento, a partir das 16h. A expectativa é que 26 iniciativas sejam escolhidas para a etapa nacional.

"Santarém tem construído, ao longo dos anos, experiências de excelência na Atenção Primária e isso se deve, principalmente, ao comprometimento e ao esforço direto dos nossos profissionais de saúde. As iniciativas apresentadas na mostra refletem a dedicação de quem está na ponta, atuando com responsabilidade e sensibilidade junto à população. Estamos confiantes de que essas experiências serão bem avaliadas e temos grande expectativa de que Santarém seja selecionado para representar o Pará na etapa nacional. É um reconhecimento merecido pelo trabalho sério e transformador que vem sendo desenvolvido", afirmou a secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira da Silva.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.