A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira, 5, uma capacitação técnica voltada aos profissionais de saúde do município, com foco no Plano Municipal de Implementação das Ações de Vigilância, Prevenção e Controle da Mpox (Monkeypox).
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a informações atualizadas sobre os protocolos de atendimento, vigilância epidemiológica, medidas de prevenção e ações de comunicação em saúde, com foco em garantir uma resposta rápida e eficaz diante de possíveis casos suspeitos ou confirmados da Mpox no município, diante dos casos já notificados em Belém e em Manaus.
A capacitação desta segunda-feira foi direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) 24h, bem como às equipes de saúde – enfermeiros e médicos, das regiões dos Rios, Planalto e Alter do Chão. A programação continua no dia 9 de maio, com a formação dos profissionais das UBSs da zona urbana, incluindo também dos hospitais municipais, regional, Unimed, UPA, centros 24 horas, bem como consultórios, do Programa Mais Médico e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Como parte da estratégia de enfrentamento da doença, a UBS 24h da Nova República e a UBS 24h de Alter do Chão foram designadas como unidades sentinelas para o atendimento de casos suspeitos. Nessas unidades, os pacientes serão submetidos à testagem e encaminhados para o tratamento adequado, de acordo com cada situação clínica.
“O objetivo da atualização à equipe de saúde é justamente lembrá-los sobre o que é a doença, sobre o modo de transmissão, sobre o tratamento e principalmente sobre a prevenção. Também foi colocado para eles o fluxograma, como vai se proceder os casos. Suspeitos com sintomas leves, como serão acompanhados, como serão tratados, casos suspeitos com sintomas moderados e casos suspeitos com sintomas graves”, destacou a coordenadora da sessão de Informação, Educação e Comunicação em Saúde,Tayanne Matos,
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua dos servidores da saúde e com a proteção da população santarena, adotando medidas preventivas e fortalecendo os fluxos de atendimento diante de possíveis surtos da Mpox.
“O nosso maior objetivo e a nossa maior preocupação é oferecer qualidade no serviço prestado a toda a população e acreditamos que a informação é o melhor instrumento para que isso ocorra. A atualização dos nossos profissionais é frequente e visa justamente isso, melhorar cada vez mais o serviço prestado à população”, completou Tayanne.