As Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF) Abaré I e Ailton Barros iniciam, nesta terça-feira, 29, mais uma importante expedição de atendimento médico às comunidades ribeirinhas da região do rio Tapajós, abrangendo simultaneamente as áreas de Aritapera e Urucurituba. A ação é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e visa garantir acesso a serviços essenciais de saúde para populações distantes da área urbana do município.
De acordo com o cronograma definido pela Assessoria de Rios do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPS) da Semsa, a UBSF Abaré I atenderá 44comunidades ribeirinhas da região do rio Tapajós, enquanto a UBSF Ailton Barros percorrerá 22 localidades entre Aritapera e Urucurituba. Durante a expedição, os ribeirinhos terão acesso a consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimentos odontológicos e ambulatoriais, vacinação, coleta para exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), além da entrega gratuita de medicamentos.
Segundo Tângara Santos, assessora de Rios da Semsa, essas expedições são fundamentais para garantir o direito à saúde para todos os santarenos, independentemente da distância. E, conforme o planejamento da expedição, os atendimentos ocorrerão de forma intensa.
"De acordo com o cronograma definido para a viagem, os profissionais vão atender pela manhã e à tarde, em mais de uma localidade, para alcançar o maior número de moradores durante o período de permanência nas regiões. Nosso objetivo é ampliar o acesso dos ribeirinhos aos serviços de saúde, levando atendimento de qualidade às comunidades mais isoladas", informou.
A equipe da unidade Abaré I é composta por 35 pessoas, entre tripulantes e profissionais de saúde, sendo 25 servidores da Semsa e mais 10, entre residentes e acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Já na UBSF Ailton Barros, a expedição conta com 26 profissionais embarcados. As duas embarcações seguem em operação durante o período planejado, garantindo que os serviços básicos de saúde cheguem de forma contínua às populações ribeirinhas que mais necessitam.
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, também, destacou a importância das unidades fluviais para a cobertura em saúde na região.
"Essas expedições são fundamentais, especialmente em regiões de difícil acesso, onde o transporte pode ser limitado. Ao utilizar as UBS’s fluviais, moto e lancha, as equipes de saúde conseguem alcançar essas áreas, garantindo que a população receba o atendimento necessário. Essa iniciativa é crucial para melhorar a qualidade de vida e a saúde das comunidades ribeirinhas", afirmou.
Cronograma de viagem do UBSF Ailton Barros (Aritapera e Urucurituba)
- 29/04: Comunidade Saracura (manhã) e Quilombo Arapemã (tarde);
- 30/04: Campos do Urucurituba (manhã) e Campos do Aramanaí (tarde);
- 01/05: Igarapé do Costa (manhã e tarde);
- 02/05: Costa do Aritapera (manhã) e Água Preta (tarde);
- 03/05: Centro do Aritapera (manhã e tarde);
- 04/05: Boca de Cima do Aritapera (manhã e tarde);
- 05/05: Cabeça D’onça (manhã e tarde);
- 06/05: Ponta do Surubiaçu (manhã) e Praia do Surubiaçu (tarde);
- 07/05: Piracãoera de Cima (manhã e tarde);
- 08/05: Piracãoera de Baixo (manhã e tarde);
- 09/05: Comunidade São Ciríaco (manhã e tarde).
Cronograma de viagem do UBSF Abaré I (rio Tapajós)
- 29/04: Vila Franca (manhã); Maripá e Santi/Curipatá (tarde);
- 30/04: Anumã e Carão (manhã); Pedra Branca e Aldeia Solimões (tarde);
- 01/05: Vista Alegre/Araçazal e Capixauã/Novo Progresso (manhã); Suruacá (tarde);
- 02/05: Mapiri e Ukena (manhã); Vila Amorim (tarde);
- 03/05: Cabeceira do Amorim, Pajura e Limão Tuba/Brinco das Moças (manhã); Enseada do Amorim (tarde);
- 04/05: Parauá (manhã); Surucuá e Paricatuba (tarde);
- 05/05: Muratuba e Vila Alegre do Muratuba (manhã); Aldeias Mirixituba e Santo Amaro (tarde);
- 06/05: Jauarituba e Jatequara (manhã); Paraná Pixuna, Jaca/Jacaré e São Tomé (tarde);
- 07/05: Boim/Rosário e Pau da Letra (manhã); Tucumatuba e Nuquini (tarde);
- 08/05: Nova Vista e Samaúma (manhã).