Com o intuito de incentivar a prática da leitura, o Centro Muicipal de Educação Infantil (Cemei) Dr. Ubirajara Bentes de Souza apresentará, na sexta-feira (7), o projeto 'Balançando na Rede da Imaginação: uma viagem ao mundo literário da educação infantil'. A iniciativa busca mostrar às crianças quão prazeroso é o hábito de ler, o que, consequentemente, afasta os bebês das telas.
O estímulo à leitura para as crianças traz diversos benefícios, como a clareza de sentimentos como o medo, a bondade, a tristeza, o carinho, além de ensinar sobre infinitos assuntos. Quando se lê para um bebê ou criança pequena, eles entram em contato com outra dimensão de linguagem: o fluxo da fala, a entonação, tendo contato também com rimas, melodias o, simplesmente, as imagens dos livros.
A ideia do projeto, nesse primeiro momento, é que as crianças ouçam as leituras no conforto de um rede, proporcionando a elas uma experiência relaxante e de aprendizado com a linguagem oral, escrita e visual, ao mesmo tempo. Já na segunda fase, haverá a arrecadação de obras literárias infantis. Depois, os livros serão enviados para a casa dos alunos, para que a leitura seja feita com os familiares; os exemplares serão enviados juntamente com giz de cera e papel A4, para que a criança expresse por meio de um desenho, o que mais gostou daquela história.
A programação desta sexta contará com a participação do Grupo Arte Itinerante da Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy.
Sugestão de entrevistados
- Nilton Araujo, Secretário Municipal de Educação
- Ana Amélia de Sousa, Gestora do CEMEI