A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) comemora nesta quinta-feira, 29, às 9h, os 16 anos de atendimento à população do Centro de Atendimento Social CAS/CAEC.
O CAS/CAEC é um equipamento público gestor do Cadastro Único, vinculado à gestão do Núcleo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gerido pela Semtras e tem como objetivo atender ao público-alvo do CadÚnico e os demais atendimentos sociais e de cidadania.
O espaço, também, conta com apoio e parcerias de postos de secretarias municipais, estaduais e instituições federais, com postos de atendimentos e coordenações como Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), Polícia Civil, Centro de CTPS (emissão da carteira de trabalho), Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER) e Acessuas Trabalho.
O espaço oferta os seguintes atendimentos
Emissão da Carteira de Registro Geral (RG).
Carteira de Trabalho Digital.
Carteira Interestadual do Idoso.
Carteira de Identificação do Autista.
Cadastro Único (Inclusão, atualização e transferência de domicílio).
Atendimento Social, Carteira de Passe Livre Municipal e atendimento da Caixa Econômica Federal.
Nesses 16 anos, o Centro de Atendimento Social atendeu em média de 856 mil pessoas. De acordo com dados do relatório de Programas e Ações do Ministério da Cidadania, em Santarém há 98.345 famílias cadastradas no CadÚnico e 46.492 famílias são beneficiárias do Programa Bolsa Família.
Sugestão de entrevistados
Celsa Brito – secretária municipal de Trabalho e Assistência Social
Marcélia Guimarães – coordenadora do Cas/Caec.