1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Mulheres em situação de violência doméstica recebem atendimento gratuito por meio de parceria entre a Prefeitura e a Unama
Mulheres em situação de violência doméstica recebem atendimento gratuito por meio de parceria entre a Prefeitura e a Unama Autor: Henrique Brito - Ascom Unama

Mulheres em situação de violência doméstica recebem atendimento gratuito por meio de parceria entre a Prefeitura e a Unama

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Ação conjunta ofereceu orientação jurídica e apoio psicológico para fortalecer a autonomia feminina.

Nesta sexta-feira, 23, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Centro de Referência Especializado no Atendimento à Mulher em Situação de Violência – Maria do Pará, em parceria com o Centro Universitário da Amazônia (Unama), promoveu uma importante ação de cidadania voltada, exclusivamente, para mulheres em situação de violência doméstica acompanhadas pela unidade.

A iniciativa ofereceu atendimento jurídico gratuito e orientação psicológica com o objetivo de garantir os direitos das mulheres, especialmente, vítimas de violência doméstica, promovendo o fortalecimento da autonomia e da autoestima. Aproximadamente 30 mulheres foram atendidas.

"Essa parceria já perdura há anos. Trouxemos nossos alunos concluintes do curso de Direito para oferecer atendimento jurídico gratuito às mulheres que enfrentam pendências jurídicas, especialmente, na área do Direito de Família”, destacou Alessandra Branches, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Unama.

De acordo com a coordenadora, as principais demandas foram ações de alimentos, guarda, investigação de paternidade e cumprimento de sentença.

"Resolver essas questões é fundamental para que elas reconstruam suas vidas após vivenciarem situações de violência”, completou.

Os atendimentos psicológicos foram voltados a mulheres já acompanhadas pelo Centro Maria do Pará.

“Aqui no Centro, atendemos mulheres vítimas de violência doméstica, que chegam até nós por encaminhamentos da delegacia, CRAS, hospitais ou por demanda espontânea”, informou Ana Fernandes, psicóloga da unidade. 

As queixas mais comuns são de violência psicológica, que muitas vezes vêm de companheiros e familiares próximos.

"Nosso trabalho é oferecer acolhimento e acompanhamento contínuo, ajudando essas mulheres a reconstruírem sua autonomia e autoestima,” observou Raimunda Silva, coordenadora do Centro Maria do Pará.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressalta a importância da ação.

"Garantir o acesso aos direitos e à justiça é um passo essencial na luta contra a violência de gênero. Por isso, fortalecer parcerias como esta com a Unama é uma forma eficaz de unir esforços para oferecer suporte técnico, humano e transformador para essas mulheres,” avaliou.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.