3. Trabalho
  4. Prefeitura e Cosanpa certificam 22 moradores de Alter do Chão em curso de Agente de Portaria
Prefeitura e Cosanpa certificam 22 moradores de Alter do Chão em curso de Agente de Portaria Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autora: Geisa de Oliveira

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER), em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), encerrou no final da tarde dessa sexta-feira (18), o curso de Agente de Portaria com certificação de 22 moradores da região do Eixo Forte e da vila Balneária de Alter do Chão.

O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas. Foi realizado durante uma semana (14 a 18), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alter do Chão (aula teórica), e a aula prática aconteceu nessa sexta na pousada Ocazum.

De acordo com o chefe de Divisão do Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER), Geovane Farias, o curso foi mais uma ação de políticas públicas do âmbito municipal e estadual, objetivando incentivar cada vez mais capacitações e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, dando oportunidades para que possam ser inseridas no mercado de trabalho. “A participação e a sede de aprendizagem dessas pessoas foi notório, todos buscaram aprender os mínimos detalhes do que o cargo exige. Muitos encerraram o curso sonhando com a oportunidade de trabalho, agora com capacidade para atingir o objetivo do contratante”, destacou Geovane.

“O potencial da vila nesse ramo é bem amplo, e poder ofertar esse curso foi muito importante, mais uma parceria que realizamos com a Cosanpa e articulação da Divisão do Núcleo de Trabalho Emprego e Renda (NTER) que deu certo e qualificou 22 pessoas para o mercado de trabalho”, avaliou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Cleiton Comoretto Barcelos um dos sócios da Ocazum Pousada, destacou a importância da realização do curso em Alter. “Esse evento é importante não só para os participantes da vila, mas para nós empreendedores de Alter do Chão e da região. Sentimos a necessidade da capacitação de pessoas, e a gente precisa de mão de obra na rede hoteleira de uma forma geral, e esse curso foi excelente por ofertar qualificação para essas pessoas que estavam super interessadas em participar. Mostramos na prática como é o recepcionar do hóspede, como é o procedimento de fazer um check-in , check out,  foi uma aula prática muito interessante. Existem oportunidades de emprego aqui, mas o que falta é mão de obra qualificada e espero que esse seja o primeiro de muitos. Essa aproximação do poder público com a comunidade é muito importante, porque é oportunidade que a comunidade tem de fazer um curso de qualidade gratuito”, avaliou o empreendedor.

A técnica social Gracilene de Almeida, representante da Cosanpa na vila, acompanhou o curso. “Capacitar algumas pessoas, foi muito importante para nós que trabalhamos com o social, cujo objeto é oferecer oportunidades”, disse a técnica.