O Setembro Amarelo é mais do que um mês de alerta ou a caracterização de uma cor. Ele é fundamental para que a sociedade olhe com seriedade e sensibilidade para a saúde mental. Criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), este movimento nacional ganha força a cada ano, buscando quebrar estigmas. Por isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vem dando continuidade à campanha com diferentes ações. No próximo dia 12, a UBS do bairro Diamantino recebe diversas atividades, com destaque para o lançamento do projeto Cuidando da Mente na Comunidade, voltado ao fortalecimento da saúde mental no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).
"As ações têm o objetivo de aproximar, cada vez mais, a população dos serviços de cuidado integral. Neste ano, além das atividades alusivas ao Setembro Amarelo, será lançado o projeto Cuidando da Mente na Comunidade, uma iniciativa que busca fortalecer os grupos coletivos de saúde mental na APS como espaços de troca, escuta e apoio contínuo. A proposta é consolidar a prevenção não apenas em setembro, mas como política permanente de cuidado", explica a enfermeira Silvia Letícia Gato, Referência Técnica em Saúde Mental da Semsa.
Programação e serviços ofertados
Na UBS Diamantino, a programação contará com acolhimento, triagem, escuta qualificada com psicólogos, atendimentos médicos, vacinação, testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de atividades físicas, oficinas terapêuticas e encaminhamentos para a Rede de Atenção Psicossocial. O evento terá ainda a participação de equipes do CAPS II, que conduzirão o Teste de Ansiedade e uma oficina de desenho como forma de expressão e cuidado.
O Cuidando da Mente na Comunidade nasce com a proposta de ampliar as ações de promoção à saúde mental de forma contínua, aproveitando os grupos coletivos da APS como espaços de encontro, diálogo e troca de experiências. A ideia é fortalecer o vínculo entre comunidade e serviços de saúde, oferecendo suporte psicossocial, oficinas educativas e atividades de valorização da vida.
Esta ação reforça o papel estratégico da Atenção Primária como porta de entrada e articuladora de cuidados em saúde mental.
“O Setembro Amarelo é um chamado coletivo à responsabilidade de todos nós. Ao criar espaços de escuta e cuidado, reafirmamos nosso compromisso em valorizar vidas e oferecer caminhos de acolhimento e esperança. Queremos que a população veja na Atenção Primária um espaço seguro, preparado para acolher, orientar e encaminhar cada demanda", destaca a secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira.