3. Saúde
  4. Setembro Amarelo: Palestra sobre estresse e saúde mental no trabalho marca a data
Setembro Amarelo: Palestra sobre estresse e saúde mental no trabalho marca a data Autor: Ronaldo Ferreira

Cibele Pixinine
Evento destacou a importância do cuidado com a saúde mental dos trabalhadores em Santarém

Na última quarta-feira, 25, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)/ Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Baixo Amazonas, em parceria com a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT/NTVS) de Santarém, realizou evento voltado para a discussão e conscientização sobre saúde mental e estresse profissional,  no Plenarinho da Câmara Municipal. A atividade integrou a programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, destacando a urgência de abordar esses temas no ambiente de trabalho.

O evento contou com a participação de diversos profissionais da região, incluindo a participação online dos 20 municípios do Baixo Amazonas e Tapajós que fazem parte da área de atuação do Centro. O público teve a oportunidade de assistir palestras sobre as melhores práticas para a gestão do estresse e a promoção da saúde mental nas empresas, uma iniciativa que buscou equipá-los com ferramentas para reconhecer e lidar com situações de estresse antes que evoluam para problemas mais graves.

“Aqui é um ambiente no qual a gente pode falar sobre esse tema, ou seja, podemos falar sobre como pedir ajuda, como evitar o estresse e o adoecimento emocional e como lidar com as essas situações na nossa vida, tanto na vida profissional quanto pessoal”, declara Glaucio Travassos, Engenheiro de Segurança da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat)  do município de Itaituba.

Raisa Carlos, médica e pós-graduada em psiquiatria, foi uma das palestrantes e comentou sobre como o evento é um passo importante para desestigmatizar questões de saúde mental e promover um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor para todos.

“Nosso objetivo ao abordar a saúde mental é retirar o tabu e desmistificar a ideia de que falar sobre isso incentiva problemas. Ao contrário, quando tocamos nesse tema, estamos abrindo portas e oferecendo oportunidades para que as pessoas possam reconhecer os sintomas preocupantes e buscar ajuda”, disse Raisa Carlos.

O evento também destacou a importância dos serviços oferecidos pelo CEREST em fornecer suporte contínuo aos trabalhadores que enfrentam desafios relacionados à saúde mental. Glenda Amorim, psicóloga do Centro, explicou o papel da instituição na rede de apoio aos trabalhadores.

“Trabalhar políticas públicas e medidas de prevenção por meio de palestras, oficinas e outros é de fundamental importância. Igualmente é importante também apresentar os serviços do C EREST para que a população, os trabalhadores conheçam todo suporte técnico que o CEREST pode dar no que se refere à saúde mental e a saúde como um todo do trabalhador”, finaliza.