A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que recebeu quatro mil novas doses da vacina Pfizer Bivalente, que protege contra formas graves da Covid-19. Com a chegada dos imunizantes, as pessoas com 18 anos ou mais e os adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades, que ja receberam pelo menos duas doses das vacinas anteriores, com intervalo de 4 meses da última, podem atualizar o esquema vacinal.
“Estávamos sem a vacina Bivalente desde o dia 27 de maio, mas na tarde de ontem recebemos da Sespa 4.002 novas doses dessa vacina que vão nos ajudar no combate à Covid-19. A rede de frio possui ainda em seu estoque, 620 doses da vacina Coronavac, 230 doses da Pfizer baby, 1.360 doses da Pfizer pediátrica, 450 doses Pfizer adulto monovalente. Então, temos vacina para todos os públicos”, celebra a coordenadora da rede de frio, Katia Moura.
As bivalentes recebem esse nome porque, diferentemente das monovalentes, que só tinham a cepa original do virus, foram atualizadas para proteger também contra a variante Ômicron, que predomina atualmente no mundo. No caso, contra duas sublinhagens: a BA.1 e a BA.4/BA.5.
O cronograma de vacinação elaborado pela rede de frio estabelece o revezamento de administração de vacina nas UBS's da Zona Urbana e Planalto, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados no hall da Prefeitura de Santarém, das 8h às 14h. Para receber o imunizante, os interessados devem apresentar carteira de vacinação, cartão SUS, um documento com foto e o CPF.
Segundo a rede de frio, o revezamento da imunização é essencial para evitar perdas de vacina. Katia Moura explica que “após abrir um frasco de vacina, o profissional de saúde tem algumas horas para administrá-la senão pode perder o imunizante restante no recipiente, um frasco pode imunizar até 10 pessoas. Por isso, decidimos concentrar a vacinação em pontos estratégicos para que a procura seja maior e a gente consiga utilizar todo o frasco, otimizando as aplicações e evitando perdas”.
De acordo com Ministério da Saúde, o público-alvo da imunização contra Covid-19: 1ª e 2ª dose: 6 meses ou +; 3ª dose: 3 anos ou +; 4ª dose: 18 anos ou + (intervalo de 4 meses). Além das pessoas de 18 anos ou mais, podem receber a vacina bivalente os adolescentes a partir de 12 anos que fazem parte de um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. São eles: pacientes imunocomprometidos, pessoas com comorbidades; indígenas e quilombolas; gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Vacinação contra Covid-19 na área urbana
Na segunda-feira, das 8h às 16h, a imunização contra Covid-19 ocorre nas UBS’s: Aparecida, Área Verde, Diamantino, Maicá, Nova República e Salvação.
Na terça-feira, nas UBS’s: Interventoria, Mapiri, Maracanã, Uruará e Vitória Régia.
Na quarta-feira: Conquista, Matinha, Jaderlândia, Jardim Santarém e Santa Clara.
Na quinta-feira: Amparo, Esperança, Aldeia/Fátima/Laguinho, Jutaí e Santo André.
Na sexta-feira: Aeroporto Velho, Floresta, Livramento, Mararu, Prainha, Santana e Santarenzinho.
Aos sábados: hall da Prefeitura de Santarém (08h às 14h).
Vacinação contra Covid-19 no Planalto
Na segunda-feira, das 8h às 16h, a vacinação ocorre na UBS Tabocal e UBS Boa Esperança.
Na terça-feira: Guaraná e Boa Esperança.
Na quinta-feira: Cipoal, Tabocal e Alter do Chão (Eixo Forte).
Na sexta-feira: São Braz, Jacamim, São José, Alter do Chão e Guaraná.
As comunidades Tiningú, Nova Esperança do Ituqui, Santana do Ituqui e Corta Corda e a região de Rios fazem programações conforme as demandas locais.