Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Fumo ou Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta quarta-feira, 31, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que há seis unidades que desenvolvem o Programa de Antitabagismo em Santarém. O intuito é conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo e auxiliar os fumantes a largarem o vício, tendo em vista que é extremamente prejudicial à saúde, sendo responsável por inúmeros problemas diretos, bem como indiretos, mas em especial o câncer de pulmão.
“Eu fumo há mais de 30 anos, já tentei largar o vício, mas não consigo sozinho. Quando soube do programa aqui na UBS Maicá fiquei muito feliz e vim me inscrever para participar do grupo de apoio, estamos no segundo encontro e tenho visto pequenas melhoras, aos poucos estou reduzindo a quantidade de tabaco, acredito que vou vencer esse vício com a ajuda dos profissionais da saúde”, relata Zeli Ramos, agricultor e participante do programa na UBS Maicá.
A enfermeira e coordenadora da UBS Maicá, Ivana Pimentel, explica como funciona o Programa de Antitabagismo.
"As pessoas que querem parar de fumar podem vir na recepção da unidade e se inscreverem para participar do grupo. As reuniões ocorrem todas as terças, a partir das 14 horas. Nós conscientizamos a população sobre os riscos à saúde que o cigarro provoca e orientamos como os pacientes podem diminuir o consumo, a partir do quinto encontro nós passamos algumas medicações que ajudam ainda mais a cessar a vontade de fumar”.
Mudanças benéficas para saúde que ocorrem quando se para de fumar
-Em 20 minutos, sua frequência cardíaca e pressão arterial caem.
– 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal.
– De 2 a 12 semanas, sua circulação melhora e sua função pulmonar aumenta.
– De 1 a 9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem.
– 1 ano, seu risco de doença cardíaca coronária é cerca de metade do de um fumante.
– 5 anos, seu risco de derrame é reduzido ao de um não fumante 5 a 15 anos após parar de fumar.
– 10 anos, o risco de câncer de pulmão cai para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui.
– 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.
Participe do Programa de Antitabagismo na unidade mais próxima da sua casa
• Caps Ad 3 - Av. Presidente Vargas, 2809, bairro Aparecida.
• UBS Fátima/ Aldeia/ Laguinho - Rua Silvério Sirotheau Corrêa, 1711, bairro Centro.
• UBS Santo André - Rua Edvaldo Leite, 1-7, bairro Santo André.
• UBS Maicá- Rua São Cristóvão, 355, bairro Maicá.
• UBS Maracanã - Rua Vera Paz, 130, bairro Maracanã.
• UBS Floresta - Rua Uirapuru, S/N, bairro Floresta.
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com intuito de alertar a sociedade sobre os riscos do cigarro e do tabagismo para a saúde. Há mais de 50 doenças relacionadas ao vício do fumo como o câncer de pulmão, fígado, pâncreas, doenças cardiovasculares, úlcera do aparelho digestivo, catarata, osteoporose, entre outras.