Começaram nesta terça, 18, as ações educativas e de saúde com foco na programação da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, planejada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Os moradores da comunidade Boca de Cima do Aritapera foram os primeiros a participar das atividades, que foram desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) e na Escola Municipal Odorico Liberal. O público, formado por crianças, adolescentes e pais, acompanhou as orientações feitas pela equipe técnica da Semsa, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e do Conselho de Álcool e outras Drogas.
O objetivo principal da ação foi levar informações sobre de prejuízos causados pelo consumo de álcool e outras drogas, além de métodos preventivos contra gravidez na adolescência e direitos sexuais. Também foi disponibilizado atendimento em saúde mental para jovens, por meio de escuta psicológica, além orientações voltadas para saúde da mulher.
Os temas foram abordados por meio de dinâmicas e roda de conversas. De acordo com a enfermeira do Núcleo de Referência Técnica de Saúde (NRTS), Larissa Ricarda Lisboa, a ação superou as expectativas, tanto em participação de público, quanto nos resultados esperados sobre a aceitação das informações. “É fundamental que os jovens recebam orientações claras e acessíveis sobre os riscos que existem tanto quanto ao uso de drogas como em casos de gravidez precoce. Para isso, é importante promover ações como essa nas escolas e comunidades da cidade e do interior, abordando os riscos e as consequências de uma gravidez não planejada”, esclareceu.
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, ressaltou a importância de envolver os pais nesse processo, promovendo um diálogo sobre sexualidade e prevenção às drogas para garantir futuro tranquilo para os filhos. "É fundamental que os pais se sintam à vontade para conversar abertamente com seus filhos sobre esses temas. Ao abordarmos a sexualidade e a prevenção ao uso de drogas de forma clara e honesta, estamos equipando nossos filhos com o conhecimento necessário para fazer escolhas saudáveis e conscientes no futuro", afirmou
O secretário de saúde, Everaldo Martins Filho participou da ação e classificou a importância de proporcionar esses momentos em que a comunidade possa aprender e esclarecer dúvidas sobre problemas que venham a afetar o presente e comprometer o futuro de crianças e jovens. "Trazer informação para essas famílias é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-los a tomar decisões mais seguras e responsáveis. E, ao educar os jovens sobre esses temas, estamos não apenas protegendo suas vidas, mas também construindo uma sociedade mais saudável e consciente", afirmou.
Exposição de artesanato
Ainda dentro da programação, foi realizada exposição de trabalhos de artesanatos produzidos por comunitários, que participam do grupo terapêutico coordenado pela enfermeira da UBS, Joedna Maciel. São brinquedos, objetos decorativos confeccionados a partir de materiais reaproveitados, além e guardanapos e lenços pintados a mão, entre outros.
As ações programadas pela Semsa para a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência continuam até dia 28 de fevereiro.
Programação
21/02/2025 – Bairro Salvação
Ação de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE)
Profissionais: Equipe multiprofissional da UBS, acadêmicos de Psicologia
Serviços: Roda de Conversa com o tema “Adolescência primeiro, gravidez depois”; escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, HCV, HBV, consulta médica e vacinação.
Local: Escola Municipal Marias da Graças
Hora: 8h30
21/02/2025 – Bairro Conquista
Ação de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE)
Profissionais: Equipe multiprofissional da UBS, acadêmicos de Psicologia
Serviços: Roda de Conversa “Adolescência primeiro, gravidez depois”, escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, HCV, HBV, consulta médica e vacinação.
Local: Escola Municipal Ubaldo Corrêa
Hora: 8h30
28/02/2025 – Comunidade Jacamim
Ação de Saúde do Programa Saúde na Escola (PSE)
Profissionais: Equipe multiprofissional da UBS, acadêmicos de Psicologia
Serviços: Roda de Conversa com o tema “Adolescência primeiro, gravidez depois”, escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, HCV, HBV, consulta médica e vacinação.
Local: Escola Municipal Santo Antônio.
Hora: 8h30